Prólogo para definição da ordem de largada do principal rali brasileiro aconteceu neste sábado (18) em Goiânia. Dupla da equipe paulistana formada por Sylvio de Barros e Rafael Capoani larga na frente

344254_817153_315_rs18_marcelomachadodemelo_0070265_web_Foto: Marcelo Machado/FOTOP

A disputa da 26ª edição do Rally dos Sertões teve as posições de largada para carros, motos, quadriciclos e UTVs definidas na tarde deste sábado (18) no Autódromo Internacional de Goiânia, onde foi realizado o prólogo. Em um formato diferente, de competição no asfalto do circuito da capital goiana, a equipe X Rally Team teve um bom desempenho, mesmo em condições tão diferentes das quais os Ford Ranger V8 4×4 foram projetados para enfrentar.

Sylvio de Barros e Rafael Capoani, dupla que estreia na equipe bicampeã do Sertões, ficou com o melhor tempo e será a primeira a largar neste domingo (19) para a especial que liga Goiânia a Formosa (GO). “Ainda não estava completamente seguro de que largar em primeiro amanhã seria a melhor estratégia, mas no final a gente foi super bem, talvez com alguma vantagem por eu já ter corrido no asfalto aqui em Goiânia, apesar da diferença de carros”, disse Sylvio, que já disputou etapas da Porsche Cup no autódromo goiano.

Apesar do bom resultado, o piloto expressou uma preocupação comum a todos os pilotos da classe T1 FIA, a mais rápida entre os carros. “O que estamos preocupados agora é trabalhar a melhor estratégia para ultrapassar os UTVs, porque vai ser um dia de bastante poeira”, afirmou, antes de tecer elogios aos Ford Ranger V8 4×4 construído pela Neil Woolridge Motorsport, empresa parceira do X Rally Team desde 2014. “O carro é incrível. O teste que fizemos na semana passada fez diferença. O motor é muito forte, a suspensão é demais. Estou animado para acelerar para valer amanhã”, concluiu.

Marcos Baumgart e Kleber Cincea começam o Sertões saindo da terceira posição. “Tendo sido no asfalto, foi diferente para todos. Estamos em uma ótima posição de largada, com dois carros à frente, que terão alguma dificuldade com a poeira e para ultrapassar os UTVs. Será uma prova de paciência amanhã. Foi legal disputar lado a lado com o Cristian. Mas amanhã começa o jogo de verdade”, projetou.

Buscando o inédito tricampeonato consecutivo entre os carros, Cristian Baumgart e Beco Andreotti ficaram completamente satisfeitos com o quarto lugar na ordem de largada. “A estratégia era largar até um pouco mais atrás, talvez em quinto ou sexto; então o quarto lugar ficou de ótimo tamanho. O domingo vai nos falar bastante sobre os carros, como vamos conseguir desenhar este rali. Não adianta acelerar tudo agora; temos de andar seguros, sem levar sustos, e observando os adversários. Vai ser uma prova dura, de quase seis horas, bem cansativo para um primeiro dia de rali”, ressaltou.

Fazendo sua estreia em provas internacionais, o sul-africano Gareth Woolridge contou que diminuiu o ritmo na última das três voltas completadas no prólogo, alcançando a sexta posição para a saída. “Eu estava um tanto nervoso de início porque não sabia qual deveria ser o nosso ritmo no asfalto. Mas Hasa (Marcelo Haseyama, seu navegador) me ajudou a estabelecer um limite e passamos a ter uma referência. Esperávamos estar entre os três mais rápidos, entretanto, nosso tempo foi muito bom. Estamos felizes e amanhã vamos poder recuperar tempo”, comentou.

Gunter Hinkelmann, que ao lado do navegador Fábio Pedroso estreia na classe T1 FIA Brasil no Sertões, teve um prólogo repleto de sobressaltos. “Tivemos um problema com o carro, o que acabou interferindo na nossa velocidade, e ainda tivemos a má sorte de encontrar dois retardatários que não colaboraram em ceder a ultrapassagem. Queríamos largar mais próximos das Rangers e aí acabou se abrindo uma janela muito grande entre nós. Acabamos caindo para 12º; não foi muito bacana, mas amanhã é um novo dia e vamos para cima. Vamos resolver o problema e pisar fundo”, prometeu.

Neste domingo (19) o Rally dos Sertões parte oficialmente para a primeira etapa – e de cara, a mais longa desta 26ª edição. Serão 690 quilômetros, com uma especial de 300, entre Goiânia e Formosa (GO).

Confira as etapas Rally dos Sertões 2018:
1ª Etapa: GOIÂNIA (GO) – FORMOSA (GO)

19/08 – Domingo
Deslocamento Inicial: 250 km
Especial: 300 km
Deslocamento Final: 140 km
Total: 690 km

2ª Etapa: FORMOSA (GO) – POSSE (GO)
20/08 – Segunda-feira
DI: 29 km
Especial: 307 km
DF: 50 km
Total: 386 km

3ª Etapa: POSSE (GO) – LUIS EDUARDO MAGALHÃES (BA)
21/08 – Terça-feira
DI: 24 km
Especial: 255 km
DF: 71 km
Total: 350 km

4ª Etapa: LUIS EDUARDO MAGALHÃES (BA) – BARRA (BA)
22/08 – Quarta-feira – ETAPA MARATONA
DI: 123 km
Especial: 355 km
Total: 478 km

5ª Etapa: BARRA (BA) – SÃO RAIMUNDO NONATO (PI)
23/08 – Quinta-feira
Especial: 400 km
DF: 46 km
Total: 446 km

6ª Etapa: SÃO RAIMUNDO NONATO (PI) – JUAZEIRO DO NORTE (CE)
24/08 – Sexta-feira
DI: 39 km
Especial: 226 km
DF: 338 km
Total: 603 km

7ª Etapa: JUAZEIRO DO NORTE (CE) – FORTALEZA (CE)
25/08 – Sábado
DI: 166 km
Especial: 200 km
DF: 288 km
Total: 654 km

Total de Especiais: 2.043 km (56% da prova)
Total de Prova: 3.607 km

Site Oficial X Rally Team
Facebook
Instagram: @xrallyteam

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA
P1 Media Relations
CLEBER BERNUCI – MTb 40.166sp
+55 (19) 992 222 517
imprensa@p1media.com.br

Sobre o autor