Título na GT3 ficou com Rafael Suzuki e Ricardo Baptista, enquanto Victor Foresti confirmou conquista no troféu Legends
Foto: Bruno Terena/MS2 Comunicação
Vicente Orige e Sarin Carlesso conquistaram, neste sábado (30), sua incrível quarta vitória consecutiva no Império Endurance Brasil, na oitava e última etapa da temporada, disputada no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O triunfo do AJR #444, porém, não foi o suficiente para conquistar o título: com o segundo lugar de Xandinho Negrão e Marcos Gomes, o duo da Ligier #9 conquistou os títulos geral e da categoria P1 pela primeira vez, no carro que foi o último projeto no automobilismo de Xandy Negrão, falecido em maio de 2023.
O dia na capital de Goiás também foi de festa para Rafael Suzuki e Ricardo Baptista: a dupla da Mercedes AMG GT3 #27 venceu na GT3 e conquistou o título logo em sua primeira temporada juntos. Eles cruzaram a linha de chegada com menos de 3s de vantagem para o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart, pilotado por Ricardo Maurício, Marçal Müller e Marcel Visconde, que precisava da vitória para ser campeão pelo segundo ano consecutivo.
No Troféu Legends, Victor Foresti só precisava finalizar a prova, mas venceu outra vez e confirmou o título. Na GT4, o campeonato já estava decidido em favor de Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, que chegaram na segunda colocação e viram a festa da vitória ser protagonizada por seus companheiros de Stuttgart Motorsport, no quarteto formado por Pietro Rimbano, Eric Santos, João Tesser e Giuliano Bertuccelli.
P1: AJR DOMINA E LIGIER SE CONSAGRA NO FINAL
Pela P1, a vitória de Orige e Carlesso foi dominante. Depois de conquistar, na chuva, a sétima pole position seguida na temporada, eles lideraram mais de três quartos da prova e venceram com uma volta de vantagem. No entanto, uma ultrapassagem de Xandinho sobre a Ligier de Lucas Foresti, a poucos metros da abertura da última volta, fez com que o título dos protótipos escapasse das mãos do AJR preparado pela JLM Racing.
Ao final, a emoção tomou conta dos boxes do time campeão com o anúncio do chefe de equipe, Andreas Mattheis, de que a prova deste sábado foi a última na categoria sob seu comando: a partir de 2025, que assume a liderança do time será o engenheiro-chefe Guilherme Gonçalves, o Guiga. “A emoção é redobrada para mim, pois estou entregando a equipe ao Guiga. A partir do ano que vem, não estarei mais presente nas corridas. Essa dupla vitória, nos dois campeonatos, vem fechar com chave de ouro a minha carreira”, emocionou-se.
Gonçalves, por sua vez, disse que quer assegurar ao time um futuro longevo e vitorioso. “Minha missão número 1 é continuar o legado da A. Mattheis por mais 50 anos. Esse ano foi muito duro para a gente na Endurance. Acho que jogamos o melhor jogo no campeonato e, no fim, foi merecido o título”, destacou.
GTs: BATALHAS PELA VITÓRIA NA PISTA E NOS BOXES
Pela GT3, a prova foi repleta de alternativas. Até a abertura da última hora de prova, o Porsche da Stuttgart, com Ricardo Maurício, liderava, quando foi aos boxes fazer sua última parada obrigatória. Aí, quem assumiu a ponta foi Rafael Suzuki, numa manobra estratégica da equipe RC, que chamou o piloto em uma entrada longa do Safety Car e apostou num splash and go para devolvê-lo à pista ainda na frente do Porsche e garantir a vitória e o título.
“A gente arriscou fazer uma parada durante o Safety Car e conseguimos sair na frente do Porsche e ser campeão. Estou muito feliz”, destacou Baptista. “Final mais dramático que esse seria impossível. Isso mostra o nível da categoria. Mesmo com poucos carros na GT3, o campeonato acabou na última volta. Quero agradecer à oportunidade de correr num supercarro. A estratégia super funcionou e dedico muito o título a todos da equipe”, emendou Suzuki.
Pela GT4, Hellmeister e Rimbano protagonizaram um dos grandes pegas da prova. No final, prevaleceu o quarteto do #718, que conquistou sua primeira vitória na prova derradeira do ano. “Acho que foi uma corrida que refletiu um pouco como foi o ano. Batemos na trave muitas vezes. Hoje tivemos um pouquinho de sorte com o Safety Car e também competência. O Pietro fez um stint muito bom e conseguimos fechar o ano com chave de ouro”, pontuou Eric Santos, que confirmou o vice-campeonato ao lado de João Tesser.
Nas próximas semanas, a Associação de Pilotos de Endurance (APE), responsável pela categoria, deve oficializar as primeiras novidades para 2025, como calendário e novos carros e pilotos no grid. A próxima temporada deve ser iniciada no dia 29 de março, no novo autódromo do Raceville, em Brotas (SP).
Confira o resultado completo das 4 Horas de Goiânia:
- Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM – P1) – 158 voltas*
- Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis – P1) – a 1 volta
- Lucas Foresti/Victor Foresti/Adriano Buzaid (Ligier/Foresti – P1) – a 1 volta**
- Guilherme Bottura/Gaetano di Mauro/Pedro Burger (Ligier/BTZ – P1) – a 1 volta
- Marco Pisani/Werner Neugebauer/Renan Guerra (Ligier/KTF – P1) – a 2 voltas
- Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/André Moraes Jr. (Ligier/BTZ – P1) – a 3 voltas
- Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes AMG GT3/RC – GT3) – a 6 voltas*
- Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart – GT3) – a 6 voltas
- Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes AMG GT3/RC – GT3) – a 7 voltas
- Henrique Assunção/Emílio Padron/Fernando Ohashi/Gustavo Martins (AJR/FTR – P2) – a 16 voltas*
- Eric Santos/João Tesser/Giuliano Bertuccelli/Pietro Rimbano (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart – GT4) – a 18 voltas*
- Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart – GT4) – a 18 voltas
- Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M2 Clubsport/Eurobike MC Tubarão – GT4) – a 20 voltas
- Fernando Gorayeb/Witold Ramasauskas (Audi RS3 LMS TCR/Eurobike MC Tubarão – GT4) – a 20 voltas
- David Muffato/Pedro Queirolo (AJR/TMG – P1) – a 21 voltas
- Henrique Assunção/Emílio Padron/Fernando Ohashi/Gustavo Martins (Sigma/FTR – P1) – a 25 voltas
- Júlio Campos/Ricardo Rosset/Guilherme Figueiroa (Mercedes AMG GT3/Team RC – GT3) – a 43 voltas
- Christian Rocha/Marcelo Vianna/Sérgio Jimenez (Sigma/Sigma Kraucher – P1) – a 77 voltas
- Fernando Poeta/Cláudio Ricci/Cole Loftsgaard (Ligier/FTR – P1) – a 82 voltas
- Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes AMG GT3/Tech Force – GT3) – a 84 voltas
- Jindra Kraucher/Ricardo Haag (Sigma/Sigma Kraucher – P2) – a 146 voltas
*Vencedores por categoria
**Vencedores do troféu Legends
Confira a classificação final da temporada 2024 em cada categoria:
GERAL:
- Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis) – 895 pontos
- Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM Racing) – 865
- Lucas Foresti/Victor Foresti (Ligier/Foresti) – 785
- Renan Guerra (Ligier/KTF) – 775
- Leandro Ferrari/André Moraes Jr./Flávio Abrunhoza (Ligier/BTZ Motorsport) – 660
P1:
- Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis) – 895 pontos
- Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM Racing) – 880
- Renan Guerra (Ligier/KTF) – 815
- Lucas Foresti/Victor Foresti (Ligier/Foresti) – 790
- Marcelo Vianna/Christian Rocha/Sérgio Jimenez (Sigma/Sigma Kraucher) – 690
GT3:
- Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes/Team RC) – 860 pontos
- Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller (Porsche/Stuttgart) – 820
- Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson (Mercedes/Team RC) – 680
- Guilheme Figueiroa/Júlio Campos (Mercedes/Team RC) – 625
- Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes/Tech Force) – 560
GT4:
- Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche/Stuttgart) – 1030 pontos
- Eric Santos (Porsche/Stuttgart) – 885
- Giuliano Bertuccelli (Porsche/Stuttgart) – 805
- Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW/Eurobike MC Tubarão) – 775
- Henry Visconde (BMW/Eurobike MC Tubarão) – 765
Troféu Legends:
- Victor Foresti (Ligier/Foresti) – 1030 pontos
- Flávio Abrunhoza (Ligier/BTZ Motorsport) – 855
- Emílio Padron/Henrique Assunção (Sigma/FTR Motorsport) – 850
- Marcel Visconde (Porsche/Stuttgart) – 795
- Henry Visconde (BMW/Eurobike MC Tubarão) – 645
Texto: Geferson Kern