Prova que abriu a rodada decisiva do campeonato deixou Alberto Cattucci (Pro), Pedro Garcia (Elite) e Uli Dias (Super) muito perto da conquista dos títulos em jogo na temporada

446615_1136598_20241207_dudabairros_14615__mA_C_dio__web_Foto: Duda Bairros

A Copa Hyundai HB20 viveu outro grande momento na temporada 2024. A corrida que abriu a oitava e última etapa do campeonato foi disputada na tarde deste sábado (7), no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, e entregou grandes batalhas do início ao fim nas três categorias em disputa. Os triunfos ficaram nas mãos de Felipe Malinowski (Pro), Leo Martins (Elite) e Uli Dias (Super).

Malinowski triunfou pela segunda vez consecutiva depois de arrancar o primeiro lugar na prova que fechou a etapa de Curvelo (MG), em novembro. O piloto foi seguido por Enzo Gianfratti, em segundo lugar, e Alberto Cattucci, líder do campeonato. Felipe Gama e Enzo Falquete completaram o pódio na Pro.

A Elite teve um novo vencedor com a conquista de Leo Martins nesta tarde, vinda na esteira de uma verdadeira batalha com mais quatro concorrentes. Rodrigo Vieira finalizou em segundo e Pedro Garcia, muito perto do título, foi o terceiro. Vasco Pedro concluiu em quarto e Thaline Chicoski garantiu mais um pódio, na quinta posição.

Na Super, Uli Dias praticamente garantiu o título. O competidor do carro #100 fez uma corrida cautelosa, mas aproveitou a oportunidade para superar Bruno Massa e faturar seu quinto triunfo na temporada. O pódio foi completado por Matheus Biriba, Eduardo Bueno, Daniel Demayo e Claudio Harmuch, que já é o campeão antecipado na categoria Super Master.

Os futuros campeões da Copa Hyundai HB20 só serão conhecidos depois da corrida deste domingo, quando serão aplicados os descartes das quatro piores pontuações de cada piloto. A última prova tem largada marcada para 12h.

Como foi a corrida — Com muito arrojo na largada, Marcus Índio pulou de quinto para segundo e ficou só atrás de Felipe Malinowski. Conservador, Alberto Cattucci acompanhou tudo de muito perto, em quarto, atrás também de Enzo Gianfratti. Gabriel Moura manteve a dianteira na Elite depois de ter partido na pole, enquanto Bruno Massa e André Pedrotti deixaram um cauteloso Uli Dias para trás na Super.

Foi uma batalha muito aguerrida desde o início, sobretudo pelo caráter decisivo da rodada. Bruno Testa, Adilson Jr. e Felipe Gama se enroscaram logo à frente de Cattucci, em incidente que levou a direção de prova a acionar o safety-car quando Malinowski seguia na frente, Vasco Pedro liderava na Elite e Bruno Massa continuava em primeiro na Super.

A batalha pelas vitórias na prova seguiu em curso com a bandeira verde. Em corrida muito disputada em todas as categorias, Malinowski sustentou a liderança contra Índio, que por sua vez era muito pressionado por Gianfratti e Cattucci em quarto lugar.

Vasco Pedro se segurava na frente diante de uma forte batalha logo atrás com Pedro Garcia e Gabriel Moura em segundo e terceiro. Bruno Massa continuou na dianteira da Super, mas Uli Dias já estava em segundo depois de passar André Pedrotti. Outro candidato ao título da categoria, Wagner Pontes, enfrentou duro revés e teve de abandonar.

Um dos candidatos ao título da Pro, Enzo Falquete escapou e teve de remar após cair para 14º no geral e em sétimo na sua categoria. Lá na frente, Malinowski abriu breve, mas importante vantagem na liderança, enquanto Índio e Gianfratti lutavam pelo segundo lugar e Cattucci só escoltava o pelotão para somar pontos importantes para o campeonato. Vasco Pedro brigava pela vitória e era o primeiro na Elite, com Pedro Garcia muito perto, mas Leo Martins tomou a dianteira em uma disputa que também envolveu Rodrigo Vieira. Na Super, Bruno Massa era o melhor colocado e Uli Dias só acompanhava para dar mais um passo rumo ao título.

Os segundos finais da corrida ainda reservaram um ataque final de Cattucci, que tirou proveito da perda de performance de Marcus Índio para fazer a ultrapassagem e subir para terceiro, em condição muito importante para buscar mais um título.

Felipe Malinowski confirmou sua segunda vitória consecutiva na temporada, em forte segundo semestre no campeonato da Pro. Enzo Gianfratti e Alberto Cattucci fecharam o top-5. No ‘pega pra capar’ na Elite, Leo Martins terminou em quinto no geral e venceu na sua categoria, com Rodrigo Vieira em segundo e Pedro Garcia em terceiro. E Uli Dias, com ultrapassagem no fim em cima de Bruno Massa, faturou o triunfo na Super com raça e ficou muito perto da taça de campeão.

A decisão da Copa Hyundai HB20 será exibida ao vivo nos canais do Acelerados, Hyundai, High Speed e Parc Fermé no YouTube, neste domingo, ao meio-dia. A Rede TV exibira um VT das provas no mesmo dia, mas em horário alternativo, às 18h.

Copa Hyundai HB20, temporada 2024
Etapa 8, Goiânia (GO)
Corrida 1, sábado, resultado final (top-5) por categoria
PRO

1º – Felipe Malinowski
2º – Enzo Gianfratti
3º – Alberto Cattucci
4º – Felipe Gama
5º – Enzo Falquete

Elite
1º – Leo Martins
2º – Rodrigo Vieira
3º – Pedro Garcia
4º – Vasco Pedro
5º – Thaline Chicoski

Super
1º – Uli Dias
2º – Bruno Massa
3º – Eduardo Bueno/Eduardo Doriguel
4º – Daniel Demayo
5º - Claudio Harmuch

Mais informações sobre a Copa Hyundai HB20: @copahb20 no Instagram

A Copa Hyundai HB20 tem o patrocínio de Brazzo, Hyundai, Shell, Gabardo, Hyundai Financiamentos e Goodyear, além do apoio de Hipper Freios, Real Radiadores, Tecpads e ProTune.

 

Imprensa Copa Hyundai HB20
Bruno Vicaria
11 981963069

Sobre o autor