Encerramento prematuro da segunda etapa do Mercedes-Benz Challenge elimina chance real de vitória do piloto gaúcho da CKR/Ballasox
Foto: Luca Bassani
O Mercedes-Benz Challenge teve uma etapa de transcurso atípico em sua segunda etapa, no último domingo (5) no circuito de rua de Ribeirão Preto. A ocorrência de chuva a pouco menos de dez minutos do término previsto para o término da corrida alterou completamente o panorama da disputa e acabou levando a direção de prova, já com a disputa sob intervenção do safety car, a determinar seu encerramento cerca de sete minutos antes do previsto.
Carlos Kray foi um dos pilotos prejudicados pela mudança determinada por conta da chuva. “Quando começou a chover faltavam pelo menos uns nove minutos para a corrida terminar, o safety car ainda não tinha vindo para a pista e meu raciocínio foi de que quanto antes parasse para trocar meus pneus slick pelos de chuva, melhor seria minha condição na corrida”, relembra o gaúcho, piloto do Mercedes-Benz CLA 45 AMG número 46 da CKR Racing/Ballasox. Kray ocupava o sétimo lugar na classificação da corrida. “Fui para o box ainda com a prova sob bandeira verde, trocamos os pneus e, quando voltei, já estávamos sob intervenção do safety car”, narra o piloto. “Eu me posicionei no fim da fila, com uma volta de desvantagem, e como os outros pilotos teriam de fazer a troca depois a minha chance de conquistar a vitória passou a ser real”, acrescenta, explanando sobre a estratégia decidida com a chegada da chuva. Fernando Fortes, piloto paulista da Mottin Racing que conquistou a pole position da etapa ribeirão-pretana, adotou a mesma estratégia de Kray. “Com a parada de todo mundo nos boxes a disputa pela vitória ficaria entre o Fernando e eu”, supõe o gaúcho da CKR Racing/Ballasox – Fortes voltou à pista em 12º, igualmente a uma volta dos líderes, uma posição à frente do gaúcho. “Só não contávamos com o encerramento da corrida antes do tempo previsto”. A chuva forte dos minutos finais fez com que o diretor de provas Mirnei Antonio Piroca decretasse o fim da corrida após 27 voltas, ainda com safety car na pista, com menos de 41 minutos de corrida. Pela duração regulamentar, as corridas do Mercedes-Benz Challenge têm a abertura da volta final na primeira vez em que o líder cruza linha de chegada após 45 minutos de corrida. Com mais de 75% do percurso original cumpridos, a atribuição de pontos foi total. “Eu respeito a decisão do diretor de provas. O Mirnei está lá para tomar decisões a partir do ponto de vista que ele tem. Infelizmente para mim o ponto de vista dele não foi o mesmo que o meu”, lamentou Carlos Kray. “Imaginei que entrando nos boxes naquele momento passaria a ter chance de vencer, como de fato passei a ter, mas a corrida precisaria ir até o fim. Fui do inferno ao céu e voltei ao inferno. Essas coisas acontecem em corridas”, finaliza o gaúcho. MERCEDES-BENZ CHALLENGE – SEGUNDA ETAPA |