Piloto gaúcho aposta na boa adaptação da Motortech Competições ao Velopark para vencer pela primeira vez no ano pelo Brasileiro de Turismo
Fotos: Vanderley Soares/Grelak Comunicação
O Campeonato Brasileiro de Turismo vai retomar neste domingo (26) a disputa pelo título de 2015. A terceira etapa será disputada em Nova Santa Rita (RS), no Autódromo Internacional Velopark. Depois do início de temporada em Goiânia (GO), com uma rodada dupla das mais movimentadas, a categoria de acesso à Stock Car desafia seus pilotos no circuito mais curto do calendário – é, também, um dos mais desafiadores para pilotos equipes.
“A pista do Velopark exige muito dos carros. Os freios sofrem, por conta das freadas longas e fortes, a suspensão também sofre, por causa das zebras altas que precisamos atacar nos trechos de baixa velocidade”, observa Márcio Campos, piloto gaúcho que compete no Brasileiro de Turismo pela Motortech Competições, equipe com sede também no Rio Grande do Sul. Ele tem a seu favor o histórico em provas de várias categorias no Velopark.
“Foi no Velopark que conquistamos um dos nossos títulos no Mercedes-Benz Challenge. No ano passado, já pelo Brasileiro de Turismo, conseguimos a vitória dentro da pista. Fizemos uma corrida impecável, mas levei uma punição e fiquei sem os pontos da vitória”, ele lembra. “Sempre me dei bem no Velopark e vamos estar bem, temos um acerto eficiente do carro para a pista e a equipe fez um trabalho muito bom para eliminar possíveis problemas”, aponta.
Campos ocupa o quinto lugar na classificação do campeonato, com um segundo e um décimo lugar na rodada dupla goiana. “O início de temporada tem sido bom. Em Goiânia estivemos sempre entre os três mais rápidos. Tomei uma batida na largada da segunda prova, depois tive um pneu furado”, recorda. “Mesmo com a batida que me jogou lá para trás a chance de vitória era real até o pneu furar, meu ritmo era mais forte que o dos líderes”.
A motivação é um dos fatores aliados de Campos e da equipe Motortech Competições. “Estamos no caminho certo. Ano passado prometi uma vitória no Velopark, conseguimos a vitória e ela nos foi tirada. Então, vou atrás de vencer de novo para zerar a conta. O campeonato é longo e nossa meta para este fim de semana é ganhar algumas posições na tabela do campeonato”, acrescenta o piloto gaúcho, representante da cidade de Farroupilha.
A Motortech Competições, representada por Campos e pelo também gaúcho Gabriel Robe, tem a liderança do campeonato de equipes no Brasileiro de Turismo. Sediada em Caxias doSul, a equipe tem participação na categoria de acesso à Stock Car viabilizada pelo governo do Rio Grande do Sul, através do programa PróEsporte. Tecnovidro, Casavitra, Viemar, Roal, Agrale, Biri Refrigerantes e Zezé Biscoitos são empresas parceiras da iniciativa.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO
(Tabela de classificação após duas de 12 etapas)
1º) Marco Cozzi (SP/W2 Racing), 36
2º) Danilo Dirani (SP/Bravar Motorsport), 28
2º) Gabriel Robe (RS/Motortech Competições), 28
4º) Edson Coelho Júnior (MG/J. Star Racing), 24
5º) Márcio Campos (RS/Motortech Competições), 23
6º) Renato Braga (GO/RKL Competições), 18
7º) Gustavo Myasava (PR/J. Star Racing), 17
8º) Adibe Marques (SP/Voxx Racing), 12
8º) Felipe Guimarães (DF/W2 Racing), 12
8º) Felipe Donato (RS/Nascar Motorsport), 12
11º) Gustavo Lima (DF/C2 Team), 11
12º) Pedro Boesel (PR/Hitech Racing), 10
13º) Marco Túlio Souza (GO/Hitech Racing), 9
13º) Tito Morestoni (SC/RSports), 9
15º) Dennis Dirani (SP/Voxx Racing), 7
16º) Flávio Matheus (RS/C2 Team), 5