Depois de passar por uma reformulação total, praça esportiva reabre com a disputa da quarta etapa da Stock Car
Após ficar fechado por vários meses por conta de uma grande reforma, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), será reinaugurado nesta sexta-feira (30), com o início dos treinos para a quarta etapa da temporada 2014 da Stock Car, além do início das atividades para a etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo.
Totalmente reconstruído, o novo autódromo de Goiânia tem agora 23 boxes, cada um com capacidade para receber dois carros, uma nova torre de controle. O circuito segue sendo o original, mas recebeu uma nova camada de asfalto. “A pista continua a mesma, mas sem as irregularidades que tínhamos no asfalto antes”, disse o ex-piloto Alencar Jr., campeão brasileiro de Stock Car em 1982 e que teve a chance de dar algumas voltas com o carro da categoria na última quinta-feira (29).
O público que comparecer ao novo autódromo terá a disposição 2.890 vagas de estacionamento e uma arquibancada coberta. A expectativa da organização é de que mais de 50 mil pessoas compareçam ao local no domingo, dia das corridas da Stock Car e do Campeonato Brasileiro de Turismo.
Toda a obra custou R$27,3 milhões e foi gerida pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), órgão ligado ao Governo do Estado de Goiás, em parceria com a Federação de Automobilismo de Goiás (Faugo). A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) prestou assessoria técnica, através do presidente da Comissão Nacional de Circuitos, Jhonny Bonilla.
A exceção da Fórmula Truck, todas as outras categorias do automobilismo nacional deixaram de visitar Goiânia ao longo dos anos. A última vez que a Stock Car passou pela capital de Goiás foi em 2001, em prova vencida por Chico Serra. “A reconstrução de nosso autódromo era um sonho que nós sempre tivemos e que agora é real. Voltaremos a revelar pilotos”, diz Ney Lins, presidente da Faugo.
“Estamos muito felizes com a revitalização de mais uma praça para a prática do esporte a motor. Goiânia sempre foi um dos principais autódromos do nosso país e agora voltará a receber todas as categorias de nosso automobilismo”, diz Cleyton Pinteiro, presidente da CBA.
Além das instalações para a prática de automobilismo e motociclismo, o autódromo de Goiânia terá, em breve, uma praça multiuso, com a construção de pistas de skate, uma ciclovia e um teatro de arena. Após a entrega desta segunda fase da reforma, o autódromo deverá ficar aberto todos os dias, funcionando até às 23h.
Os treinos da Stock Car começam nesta sexta-feira, a partir das 13h20. Veja a programação do final de semana:
Sexta-feira (30/05)
13h25 – 13h40 – Shakedown Stock Car
13h50 – 14h30 – 1o Treino livre (Grupo 1) Stock Car
14h40 – 13h20 – 1o Treino livre (Grupo 2) Stock Car
15h30 – 15h45 – Shakedown CBT
15h55 – 16h35 – 1o Treino livre (Grupo 1) CBT
16h45 – 17h25 – 1o Treino livre (Grupo 2) CBT
Sábado (31/05)
08h05 – 08h45 – 2o Treino livre (Grupo 1) CBT
08h55 – 09h35 – 2o Treino livre (Grupo 2) CBT
09h45 – 10h45 – 2o Treino livre (Grupo 1) Stock Car
10h55 – 11h55 – 2o Treino livre (Grupo 2) Stock Car
12h30 – 12h50 – Classificação CBT
14h00 – 15h00 – Classificação Stock Car
15h55 – Largada (25 minutos de prova + 1 volta) Corrida 1 CBT
16h30 – 17h30 – Volta Rápida
Domingo (01/06)
09h15 – Largada (35 minutos de prova + 1 volta) Corrida 2 CBT
11h00 – Largada (40 minutos de prova + 1 volta) Corrida 1 Stock Car
12h13 – Largada (20 minutos de prova + 1 volta) Corrida 2 Stock Car
13h00 – 14h00 – Visitação aos boxes
14h00 – 15h00 – Volta rápida