Prova do dia 4 de setembro, a sétima etapa da temporada, será no tradicional Autódromo de Tarumã, situado na gaúcha cidade de Viamão, integrante da Grande Porto Alegre.

291365_629925_lff_0714Foto: Luciana Flores

Santos (SP) – Experiente, o piloto Felipe Giaffone sabe que tem muito trabalho pela frente na busca por seu quarto título da Fórmula Truck. Líder isolado do Campeonato Brasileiro, no Autódromo de Tarumã, no próximo dia 4 de setembro, ele tem como objetivo terminar na frente dos seus mais diretos adversários na luta pela quarta conquista da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Nesta sétima etapa (serão dez até o final do ano) ele desembarca na cidade de Viamão, na Grande Porto Alegre, com vantagem de 22 pontos (236 a 214) para o segundo colocado Paulo Salustiano.

Mas essa vantagem na ponta do campeonato termina quando ele descarta o pior resultado na temporada, algo obrigatório pelo regulamento da Fórmula Truck. Como terminou todas as provas bem posicionado, Giaffone tem descontados, neste momento, 23 pontos, o que o leva a 213, um a menos do que Salustiano, vencedor das três últimas corridas: Goiânia, Londrina e São Paulo, que já tem um descarte definido, pois deixou de pontuar em Curitiba. É aí que Giaffone está apoiado.

“Esses são os números verdadeiros do campeonato. Por isso posso arriscar mais do que ele, que já tem uma corrida sem pontuar e o descarte definido, enquanto eu, se não marcar em alguma das próximas, manterei os 23 que hoje descarto“, analisa o tricampeão.

Neste retorno da Fórmula Truck ao tradicional Autódromo de Tarumã, Giaffone nem lembrava direito da última corrida da categoria na pista gaúcha. Aconteceu em 2013, com a vitória de Wellington Cirino, seguido por Geraldo Piquet e Paulo Salustiano. Giaffone abandonou com seis voltas.

“Acho que fiz uma pole em Tarumã e meu objetivo nesta pista legal, mas um pouco perigosa devido às pequenas áreas de escape, é chegar na frente do segundo, terceiro e quarto colocados, pois ainda temos muitos pontos em disputa“, disse Felipe, que largou na pole em 2008.

Restando quatro corridas até o final da temporada ainda estarão em disputa 212 pontos, praticamente a mesma pontuação dos dois primeiros colocados no campeonato. Assim, vários pilotos mantêm chances matemáticas de chegar ao título.

“Em Tarumã o restritor não deve fazer tanta diferença assim como fez em Interlagos“, avalia Felipe numa referência ao aparato mecânico de 70 milímetros que terá de usar devido ao regulamento, e que tira cerca de 140 cavalos de potência do motor do seu caminhão Volkswagen Constellation.

Venda de ingressos

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a sétima corrida – dia 4 de setembro – do 21º ano da Fórmula Truck podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem anunciados em breve. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 2 de setembro. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado em horário determinado pela organização. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 2 e 3 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 4 de setembro), que não receberão.

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 2 de setembro, mesma data para a retirada das credenciais (Camarote Torcedor, Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.

Como é tradicional, a Fórmula Truck libera acampamentos no Autódromo de Tarumã sem cobrança de estacionamento.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste, nos caminhões da organização. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (4/9) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 520, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso – bebidas e alimentação ilimitadas – somente no domingo (4/9), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada e direito ao Truck Teste. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2016

13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS)
5 de junho – Goiânia (GO)
3 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Tarumã (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – Guaporé (RS)
4 de dezembro – Curvelo (MG)

Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/formulatruckoficial
twitter.com/formula_truck
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio da Petrobras e Pirelli. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583 – SP)
Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442

Sobre o autor