O brasileiro se mantém em terceiro e na briga pelo título da Pro Mazda
Disputando com a experiência da grande maioria de pilotos que já correram mais de três vezes em Toronto no Canadá, o brasileiro Carlos Cunha Filho que não conhecia o circuito de rua, de difícil ultrapassagem, conseguiu se manter na terceira posição do campeonato, mesmo abandonando a segunda prova do final de semana (13 a 15 de julho). Ele marcou o sexto pódio na temporada com o segundo lugar depois de largar na 11ª posição na primeira prova escapando de acidentes e acelerando forte nas ruas de Toronto. Na segunda prova voltou a largar atrás (em oitavo) por problemas mecânicos no seu Tatuus Mazda PM -18 #1 nas duas sessões de classificação -“só dei quatro voltas para classificar porque tivemos uma quebra no sistema de direção”. Em cinco voltas já ocupava a sexta posição e após uma relargada assumiu o quinto lugar para brigar direto com seu companheiro da Juncos Racing Robert Megennis e o também norte-americano David Malukas (BN Racing). Abandonou na 26ª volta na disputa com os dois adversários na busca de um novo pódio. Mesmo parando seis voltas antes do final, classificou em décimo e manteve a terceira posição no campeonato com 226 pontos contra 256 de Rinus Veekay e 263 do canadense Parker Thompson.
“Não conhecia o circuito de Toronto e fica difícil disputar com quem já conhece. Mas senti que podia brigar e consegui boas ultrapassagens, principalmente na primeira corrida que sai de 11º e cheguei em segundo”, conta Carlos Cunha Filho, que está sendo apontado pela imprensa que segue o programa Mazda Road to Indy como o piloto mais combativo da temporada de 2018 do Pro Mazda Championship.
As próximas etapas (12 e 13) serão no circuito de Mid Ohio, em Lexington nos dias 27 a 29 de julho, onde o piloto brasileiro tem um bom histórico do ano passado quando corria pelo Team Pelfrey. Foram dois terceiros lugares com pódio e sua primeira pole position. “Gosto muito do circuito misto de Mid-Ohio e vamos poder acertar o carro nos treinos no meio da semana (18 e 19). Vamos com otimismo para a próxima etapa”, conta Carlos Cunha Filho, citado no texto oficial da Pro Mazda como o piloto que “está com a vitória batendo à sua porta”.
Classificação da 10ª etapa – Toronto – Circuito de rua
- Rinus Veekay (HOL) Juncos Racing 38min56s183
- Carlos Cunha (BRA) Juncos Racing a 3s554
- Raul Guzman (MEX) RP Motorsport Racing a 4s593
- Oliver Askew (EUA) Cape Motorsport a 7s615
- Nikita Lastochkin (RUS) Cape Motorsport a 9s672
- Charles Finelli (EUA) FatBoy Racing a 56s705
Classificação da 11ª etapa – Toronto – circuito de rua
- Rinus Veekay (HOL) Juncos Racing 45min49s364 32 voltas.
- Oliver Askew (EUA) Cape Motorsport a 0s547
- Robert Megennis (EUA) Juncos Racing a 1s944
- Nikita Lastochkin (RUS) a 3s325
- Kris Wright (EUA) a 8s371
- Charles Finelli (EUA) a 10s674
- Carlos Cunha (BRA) abandonou na 26ª volta.
Classificação atual do Pro Mazda Championship 2018 após sete etapas
- Parker Thompson (CAN) Exclusive Autosport – 263 pontos
- Rinus Veekay (HOL) Juncos Racing – 256 pontos
- Carlos Cunha (BRA) Juncos Racing – 226 pontos
- David Malukas (EUA) BN Racing – 198 pontos
- Oliver Askew (EUA) Cape Motorsports – 195 pontos
- Harrison Scott (ING) RP Motorsport Racing – 189 pontos
- Sting Ray Robb (EUA) Team Pelfrey – 160 pontos
- Robert Megennis (EUA) Juncos Racing – 157 pontos
- Nikita Lastochkin (RUS) Cape Motorsports – 157 pontos
- Andres Gutierrez (MEX) Team Pelfrey – 124 pontos