Brasil sediará as três rodadas duplas do mais novo torneio continental de kart
A Comissão Internacional de Kart da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), organizará a partir de 2015 a versão sul-americana do Academy Trophy, torneio que já acontece regularmente na Europa. O novo campeonato passará a ser um classificatório para a competição mundial, que contará com os melhores pilotos das séries sul-americana e asiática.
O objetivo do torneio é fazer com que pilotos brasileiros e de toda a América do Sul possam ter condições de disputar um torneio nos moldes europeus a um custo mais acessível. “Nossos pilotos não conheciam os chassis, motores, pistas e pneus do Academy Trophy, iniciando o campeonato europeu em desvantagem em relação aos outros competidores. Agora poderemos apresentar já na etapa classificatória o que eles encontraram na Europa”, comenta Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), e responsável por viabilizar a criação do novo campeonato.
A competição sul-americana terá a realização de três etapas disputadas em sistema de rodada dupla, todas sediadas no Brasil, em kartódromos ainda serão definidos. Os chassis e motores serão fornecidos pela fabricante italiana Parolim, que também atua no Academy Trophy europeu. A fornecedora de pneus será definida nas próximas semanas. Os quatro melhores pilotos da competição sul-americana garantirão vaga para a fase mundial. Além disso, os dois melhores kartistas brasileiros na tabela de pontos também se classificarão para a competição intercontinental, ainda que não fiquem entre os melhores da tabela de pontos.
Guerra destacou a credibilidade obtida pela CBA através do trabalho com o kart para escolher o Brasil como sede das três etapas do torneio, que passa a ser uma classificatória para uma etapa mundial. “A CIK vê o trabalho com o kartismo brasileiro com bons olhos e, ainda em 2013, nos ofereceu mais uma vaga no Academy Trophy. Por outro lado, a CIK gostaria de fazer deste torneio um mundial, fato que será concretizado com a implantação dos torneios sul-americano e asiático”, conclui Giovanni.
Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, também destaca a importância de sediar o mais novo torneio sul-americano de Kart. “Ouvimos muitos elogios pelo trabalho que estamos desenvolvendo no kartismo brasileiro. Vejo esta conquista como um reconhecimento do trabalho feito por todos que estão envolvidos com o kartismo nacional”, comenta.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Relações com Imprensa
Dinho Leme
+55 (11) 3045-0836
+55 (11) 9 8339-7897
imprensa@cba.org.br