Categoria que tem apoio do Grupo Universal é porta de entrada para os pilotos no automobilismo brasileiro e possui carros bem próximos dos que são vistos nas ruas
Foto: Zonta Fotógrafo/Vanderley Soares
Principal categoria de base para os pilotos que iniciam carreira no automobilismo, a Turismo Nacional chega em sua terceira etapa na temporada 2021 neste final de semana no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR) celebrando o crescimento do grid e a chegada de novos apoiadores, como o Grupo Universal Automotive Systems.
Ao todo são 19 modelos diferentes, todos fabricados no Mercosul. O grid é democrático e conta com 10 fabricantes: Chevrolet, Citröen, Fiat, Ford, Hyundai, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen. A categoria organizada pela Vicar iniciou a temporada 2021 em maio no Autódromo de Interlagos e também já passou por Cascavel (PR) em julho.
São aproximadamente 80 pilotos por etapa de 30 equipes e 12 estados diferentes sendo representados. Os veículos são bem próximos dos que vemos nas ruas, com pequenas alterações para ajustes técnicos de corrida e para dar mais segurança aos competidores.
As classes A e B correm juntas no mesmo grid, enquanto a Super corre separada. São quatro corridas para as classes por etapa e, além das provas deste final de semana em Curitiba, o campeonato também passará ainda por Goiânia (GO), Santa Cruz do Sul (RS) e Brasília (DF), sempre sendo uma das categorias preliminares da Stock Car.
“A Turismo Nacional é realmente uma categoria escola, algo fundamental para os meninos que estão chegando agora e sonham em um dia acelerarem na Stock Car. O projeto é muito bacana para o automobilismo brasileiro e estou na torcida para que essa iniciativa perdure por um longo tempo”, diz Beto, que é piloto da Universal Crown Racing na Stock Car.
O Grupo Universal é um dos principais incentivadores do automobilismo brasileiro, com projetos na Copa Shell HB20, Stock Car, Copa Truck e passa a patrocinar também a categoria Turismo Nacional.
A programação da etapa de Curitiba prevê a realização de quatro treinos livres na sexta-feira, com a classificação encerrando o dia de atividades. As primeiras provas acontecem no sábado, com largada da A/B às 16h20 e da Super às 17h10.
No domingo haverá mais corridas pela manhã, às 8h40 (A/B) e 9h30 (Super), enquanto as últimas baterias serão disputadas à tarde, após o fim das atividades da Stock Car. As classes A/B correm às 14h10 e 15h50, enquanto a Super acelera às 15h e 16h40.
Sobre o Grupo Universal
O Grupo Universal Automotive Systems (antiga Universal Maçanetas), nascido pela paixão por automóveis, está no mercado há quase 45 anos. Focado, inicialmente, na distribuição de maçanetas e fechaduras, ao longo de sua trajetória identificou novas oportunidades de negócio e passou não somente a distribuir, mas também fabricar os próprios produtos, além de expandir a atuação para outras linhas do segmento, lançando e adquirindo outras marcas. Atualmente, são mais de 23 mil produtos, que atendem mais de 48 montadoras e incontáveis veículos. Entre as linhas de produtos estão Univel®️ – Indústria Metalúrgica, Universal®️ – Ferragens, Uniflex®️ – Borrachas de Vedação e Guarnição, Unick®️ – Tampas Automotiva, Micro®️ – Máquinas do Vidro, Amortex®️ – Amortecedores, Suspensão e Direção, e Micro®️ Palhetas. São mais de 600 colaboradores. A unidade industrial (Osasco/SP) e os Centros de Distribuição (SP e GO) totalizam mais de 30 mil m² de área construída. A empresa ainda conta com diversas filiais na modalidade crossdocking. Saiba mais em: https://www.universalautomotive.com.br/