232273_433305_largada_mcj_1848nVários dos principais nomes do automobilismo brasileiro sagraram-se campeões da prova, que realiza sua 30ª edição no dia 7 de setembro, no Velo Città
Foto: Miguel Costa Jr.

Alguns dos principais pilotos do automobilismo brasileiro têm seus nomes gravados na lista de vencedores dos 500Km de São Paulo, prova que terá sua 30ª edição realizada no próximo dia 7 de setembro, no Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Entre as corridas disputadas no anel externo, no circuito antigo e no atual traçado de Interlagos, 40 pilotos sagraram-se campeões da prova, seja correndo individualmente ou em equipe.

A primeira edição da prova, disputada no anel externo de Interlagos em 7 de setembro de 1957, foi vencida por Celso Lara Barberis e pelo italiano Ruggero Peruzzo, com um Maserati Corvette. Barberis, aliás, é o maior vencedor da história dos 500Km com, três títulos (1957, 1959 e 1961), mesmo número de Luiz Pereira Bueno, campeão em 1966, 1970 e 1971.

Três pilotos buscarão igualar o número de conquistas de Barberis e Bueno no Velo Città: Chico Longo e Daniel Serra, vencedores das edições 2009 e 2010, deverão participar da prova com uma Ferrari. Quem também tentará o terceiro título é o atual campeão, Nelson Silva Júnior. Além da edição de 2013, ele venceu os 500Km em 2006.

Entre os competidores com apenas uma vitória aparecem Emílio Zambello, piloto falecido neste ano e que dará nome aos 500Km de São Paulo, Fritz Dorey, Ciro Cayres, Totó Porto, Bird Clemente, Lian Duarte, Paulo Gomes e Xandy Negrão.

“A expectativa é que teremos uma corrida e um racing day tão emocionantes como os 500Km de antigamente, quando se uniam grandes pilotos com as pessoas que amavam o automobilismo”, comenta Silvio Zambello, presidente do Automóvel Clube Paulista, entidade que organiza a edição deste ano dos 500Km de São Paulo.

Veja a seguir os campeões das 29 edições dos 500Km de São Paulo e seus respectivos carros:

1957 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo (Maserati Corvette)
1958 – Fritz D’Orey (Ferrari Corvette)
1959 – Celso Lara Barberis (Maserati 300S)
1961 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo/Emilio Zambello (Maserati 450S)
1962 – Roberto Galucci (Maserati Corvette)
1963 – Roberto Galucci (Maserati Corvette)
1964 – Ciro Cayres/Fernando Toco Martins (Abarth Simca)
1965 – Jayme Silva (Abarth Simca)
1966 – Luiz Pereira Bueno (Alpine A110 Renault)
1967 – Totó Porto (Aranae Fórmula V)
1970 – Luiz Pereira Bueno (Protótipo Bino MKII Renault)
1971 – Luiz Pereira Bueno/Lian Duarte (Porsche 908)
1972 – Reinhold Joest (Porsche 908)
1973 – Bird Clemente/Nilson Clemente (Ford Maverick)
1974 – Tite Catapani (Ford Maverick)
1982 – Luiz Alberto Pereira/Nabil Khodair (Chevrolet Opala)
1997 – André Lara Rezende/Antonio Hermann (Porsche 911 GT3)
1999 – José Ney Fonseca/Antonio Chambel Filho (Protótipo Aldee Coupé VW)
2000 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango BMW)
2001 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango BMW)
2002 – Paulo Bonifácio/Denner Pires/Max Wilson (Porsche 911 GT3)
2003 – Alcides Diniz/Paulo Gomes/Pedro Gomes (Mercedes-Benz CLK)
2004 – Xandy Negrão/Guto Negrão (Audi TT DTM)
2005 – Frederico Caneda/Charles Rothchield/Álvaro Águia (Protótipo Spyder Race)
2006 – Lucas Molo/Nelson Silva Jr. (Ferrari 550 GT)
2008 – Marcel Visconde/Max Wilson (Porsche 911 GT3 RSR)
2009 – Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F430) 
2010 – Chico Longo/Daniel Serra – (Ferrari F430)
2013 – Alexandre Finardi/Nelson Silva Júnior – (Protótipo MRX)

Programação 500Km de São Paulo*
Sexta-Feira – 5 de setembro
8h às 17h – Expediente Secretaria
8h às 17h – Recepção dos Carros para Exposição
8h às 11h – Vistoria Técnica (todas as categorias)
11h30 às 12h30 – Primeiro treino livre – 500Km
12h45 às 13h30 – Primeiro treino livre – Clássicos de Competição
13h45 às 14h45 – Segundo treino livre – 500Km
15h às 15h45 – Briefing – 500Km
16h às 17h – Terceiro treino livre – 500Km

Sábado – 6 de setembro
8h50 às 9h25 – Quarto treino livre – 500Km
9h35 às 10h20 – Segundo treino livre – Clássicos de Competição
10h às 10h30 – Briefing – Clássicos de Competição
10h45 às 11h15 – Briefing – Festival de Regularidade
11h15 às 11h45 – Quinto treino livre – 500Km
11h30 às 12h – Briefing – Flying Lap
12h às 12h30 – Classificação (categorias 4, 5, 6 e 7) – 500Km
12h45 às 13h15 – Classificação – Clássicos de Competição
13h30 às 14h – Classificação (categorias 1, 2 e 3) – 500Km
14h15 às 15h15 – Bateria – Festival de Regularidade
15h30 às 16h30 – Bateria – Flying Lap
16h às 16h45 – Briefing – Largada Le Mans
16h40 às 17h – Treino opcional – Proprietários dos Carros para Largada Le Mans
17h15 às 17h30 – Pódio – Festival de Regularidade
17h30 às 17h45 – Pódio – Flying Lap
17h45 às 18h30 – Pódio – Concurso Vintage

Domingo – 7 de setembro
8h – Abertura dos trabalhos
8h20 às 8h45 – Warm-up – 500Km
8h30 às 9h – Briefing Largada Le Mans
9h40 às 10h – Alinhamento/Foto – Le Mans
10h10 às 10h20 – Corrida de Veteranos – Largada Le Mans
10h20 às 10h40 – Foto oficial – Le Mans (veteranos e proprietários)
10h45 às 11h – Corrida 3 voltas – Le Mans (proprietários)
11h às 11h30 – Briefing – 500Km
11h10 – Abertura de Box – Clássicos de Competição
11h20 – Fechamento de Box – Clássicos de Competição
11h30 – Largada – Clássicos de Competição
12h – Chegada/Pódio – Clássicos de Competição
12h15 – Abertura de Box – 500Km
12h30 – Fechamento de Box – 500Km
12h40 – Foto dos pilotos – 500Km
12h45 – Largada – 500Km
16h às 16h30 – Chegada/Pódio – 500Km

*Programação sujeita a alterações

Os 500Km de São Paulo têm o patrocínio de Mitsubishi, Grupo Comolatti e Metal Leve. A Pirelli apoia a realização do evento.

Sobre o autor