Quarto na classificação da Fórmula Truck, piloto paranaense da RM Competições trabalha por maior equilíbrio no trecho de miolo do circuito

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Foto: Rodrigo Ruiz/Grelak Comunicação

O regulamento que aplicar restritores de potência às turbinas dos cinco pilotos de melhor classificação no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck vai ter peso decisivo na disputa da sexta etapa, neste domingo (31) no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP). É a constatação de todos os pilotos da categoria, dentre eles o paranaense David Muffato, quarto colocado na tabela de pontos da temporada de 2016.

A posição na classificação do campeonato aplica a Muffato um restritor de 76 milímetros. Felipe Giaffone, Diogo Pachenki e Paulo Salustiano, os três primeiros, têm instalados nas turbinas de seus Fórmula Truck restritores de 70, 72 e 74 milímetros, respectivamente; André Marques, o quinto na pontuação, usa um restritor de 78 milímetros. Os demais pilotos usam o restritor padrão de 80 milímetros, que acarretam menor perda de potência.

“Interlagos é a pista em que o restritor vai ter mais influência. Vai ser um problema para nós”, admite Muffato, considerando a longa reta de aceleração plena em aclive, entre a curva da Junção e a frenagem para o “S” do Senna, ao fim da reta dos boxes, e também a reta Oposta do circuito paulistano. “Vamos ter de usar muito bem os treinos livres para ver como vai ser o funcionamento de tudo. Mas, quanto maior a restrição, maior o problema”, diz.

A busca por maior equilíbrio do caminhão MAN da RM Competições no trecho mais sinuoso do circuito é uma das alternativas apontadas para tentar compensar a perda de potência. “Deveremos usar molas novas para melhorar o ‘chão’ do caminhão. A ideia é conseguir velocidade no miolo da pista para amenizar o problema. Estou cauteloso e sem criar expectativa, mas o empenho pelo maior número possível de pontos vai ser grande”, promete.

Um dos pilotos mais cotados à conquista da pole position e da vitória em Interlagos, pela análise de Muffato, é seu conterrâneo paranaense Wellington Cirino, piloto da ABF/Mercedes-Benz. “Ele já venceu várias vezes lá e não tem restritor no caminhão. É um candidato fortíssimo”, aponta o piloto da RM, que tem no caminhão MAN número 35 as cores e logos de Incorporadora Água Clara, Muffatão Master Atacadista e MAN Latin America.

As atividades de pista terão início na sexta-feira (29), com dois treinos livres a partir das 11h e das 14h. No sábado (30) haverá mais um treino livre às 9h, e a tomada de tempos classificatória, às 13h30. A corrida de domingo terá transmissão ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes para todo o Brasil a partir das 14h de Brasília, com geração de imagens da MasterTV/CATVE. A Fórmula 1600 paulista terá duas corridas na programação preliminar.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação da temporada de 2016 após 5 de 10 etapas)
1º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 198
2º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), Copacol Truck Racing, 179
3º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 164
4º) David Muffato (PR/MAN), RM Competições, 128
5º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 126
6º) Débora Rodrigues (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 119
7º) Alex Fabiano (SP/Volvo), Azulim Indy Truck Racing/ABF Motorsport, 114
8º) Raijan Mascarello (MT/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 111
9º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 85
10º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 73
11º) Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições/Clay Truck Racing, 71
12º) Valmir Benavides (SP/Ford), DF Racing Fans, 67
13º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 64
14º) Gustavo Magnabosco (SC/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 61
15º) Roberval Andrade (SP/Iveco), Corinthians Motorsport, 52
16º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 50
17º) Joel Mendes Júnior (SC/Ford), Fábio Fogaça/Reis Motorsport, 47
18º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 42
19º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Lucar Motorsports, 33
20º) Leandro Totti (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 29
21º) Ricardo Sargo (SP/Volvo), ABF Motorsport, 28
22º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 26
23º) Felipe Tozzo (SC/Iveco), Dakarmotors, 17
24º) Geraldo Piquet (DF/Ford), DF Racing Fans, 6
25º) Jansen Bueno (PR/Iveco), Dakarmotors, 5

Grelak Comunicação – (45) 3037-6667 – Fotos: Rodrigo Ruiz/Grelak Comunicação

Sobre o autor