Sexta etapa da temporada está marcada para o dia 31 de julho nos 4.309 metros do mais tradicional traçado do automobilismo brasileiro. Expectativa é de casa cheia para ver a briga pela vitória na pista paulistana.
Santos (SP) – Correr no tradicionalíssimo Autódromo de Interlagos, na capital paulista é uma situação diferente até mesmo para pilotos experientes e acostumados a grandes emoções. Depois de ficar um ano distante da pista paulistana por motivos que fugiram ao controle da organização da Fórmula Truck, a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul está de volta. A sexta etapa acontece no próximo dia 31 de julho nos 4.309 metros do técnico traçado que exige muito de todos os pilotos. Para Diogo Pachenki, vice-líder do campeonato, correr no templo do automobilismo brasileiro é um prazer sem igual. Ali ele já conquistou várias vitórias em outras categorias e ainda corre atrás de um inédito primeiro lugar na Fórmula Truck.
“Esperamos o ano todo para correr em Interlagos, que é uma pista fantástica, gostosa, desafiadora e garanto que todos ficam contentes por estar de volta. Interlagos sempre gera um evento bacana, com bastante público e garanto a todos que é a prova mais esperada do ano. No meu caso, só perde para Cascavel, que é a minha cidade“, avalia Diogo.
Mas a vida dele não será fácil, pois além dos adversários dentro da pista, enfrentará o restritor de potência, aparato mecânico previsto no regulamento para os cinco primeiros colocados na classificação geral. Por ser o segundo colocado, Pachenki usará o restritor de 72 milímetros, que reduz em cerca de 120 cavalos a potência do motor do seu caminhão Mercedes-Benz. O objetivo ao se criar essa peça foi aproximar os líderes do restante dos pilotos. O líder Felipe Giaffone usa o de 70mm, Paulo Salustiano, o terceiro, o de 74mm, David Muffato, o quarto, o de 76 e o quinto, André Marques, o de 78mm. Os outros caminhões usam o de 80mm, exceto os três Iveco, que têm abertura de 85mm.
“Devido ao restritor, acredito que terei dificuldades enormes para ser competitivo em Interlagos, que é uma pista que exige bastante do motor devido às duas retas e à Subida da Junção. Na minha opinião, até o restritor de 74 mm, que nesta prova será usado pelo Salu (Paulo Salustiano), acho aceitável, tanto que ele venceu em Londrina com esse mesmo restritor. Mais do que isso desanima a gente. Mas como esse é o regulamento, e todos seguem, tenho de aceitar e me adaptar“, disse Pachenki.
As colocações do vice-líder do Campeonato Brasileiro – ele tem 179 pontos contra 198 de Felipe Giaffone e 164 de Paulo Salustiano, o terceiro colocado – podem ser rebatidas com a vitória de Salustiano em Goiânia e o segundo lugar de Giaffone. No entanto, ele tem a explicação na ponta da língua.
“Os caminhões Volkswagen e Ford têm um sistema de injeção de combustível que tem pressão mais elevada, quase três vezes mais, do que os Mercedes-Benz. Com isso, perdem menos potência e, assim, sentem menos dificuldades com os restritores, pois precisam de menos ar para a explosão do óleo diesel“, finaliza o vice-líder da Fórmula Truck.
Venda de ingressos
Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a sexta corrida – dia 31 de julho – do 21º ano da Fórmula Truck podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem anunciados em breve. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 29 de julho. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado em horário determinado pela organização. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 29 e 30 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 31 de julho), que não receberão.
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 29 de julho, mesma data para a retirada das credenciais (Camarote Torcedor, Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (31/7) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 600, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso – bebidas e alimentação ilimitadas – somente no domingo (31/7), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 2016
13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS)
5 de junho – Goiânia (GO)
3 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Tarumã (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – Guaporé (RS)
4 de dezembro – Curvelo (MG)
Mais informações www.formulatruck.com.br
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O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio da Petrobras e Pirelli. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.
Comunicação da Fórmula Truck:
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