Nona etapa da temporada passa a ser chamada de Grande Prêmio Bridgestone Bandg. Esta será a última vez que os líderes Leandro Totti, Paulo Salustiano e Felipe Giaffone usam. Em Londrina todos estarão liberados.

Santos (SP) – O restritor de potência, que atinge diretamente os três primeiros colocados na classificação geral da Fórmula Truck, está com seus dias contados. Pelo menos nesta temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Leandro Totti, o líder, Paulo Salustiano, o segundo colocado, e Felipe Giaffone, o terceiro, usarão pela última vez no próximo dia 8 de novembro em Cascavel, Oeste do Paraná, onde acontece o Grande Prêmio Bridgestone Bandg, a penúltima prova de 2015.

Desde a segunda corrida do ano, realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, os três primeiros colocados enfrentam o fantasma do restritor, criado para equilibrar mais as disputas. Os líderes na classificação geral participam de treinos e corridas com um anel de ferro, posicionado na entrada de ar do turbo e que reduz a potência dos motores dos caminhões. Todos os outros pilotos utilizam a abertura máxima, de 80 milímetros.

Leandro Totti (Volkswagen Constellation) desembarca em Cascavel como líder do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck. Ele tem 303 pontos e será o que mais vai sentir o uso do anel, pois usa o restritor com a menor entrada de ar: 74 milímetros, e perde algo em torno de 70 cavalos. Paulo Salustiano é o vice-líder – 287 pontos na tabela – e utiliza uma entrada de ar com 76mm, o que provoca perda de cerca de 50 HP.

Quem, pelo menos em tese, sentirá menos problemas nos 3.058 metros da veloz e técnica pista de Cascavel onde será realizado o Grande Prêmio Bridgestone Bandg será o terceiro na classificação geral, Felipe Giaffone, que tem 264 pontos, usa o restritor de 78 milímetros e deixa de utilizar aproximadamente 30 cavalos do motor do seu Volkswagen Constellation. Todos os outros pilotos, posicionados do quarto lugar em diante, têm uma entrada de ar de 80 milímetros e utilizam toda a força de mais mil HP dos propulsores.

Liberada visitação aos boxes

A exemplo do que foi feito pela primeira vez na temporada, com o objetivo de aproximar mais o público da categoria, dos pilotos e das equipes, a Fórmula Truck dá um presente ao torcedor de Cascavel, local da nona e penúltima etapa da temporada, a ser disputada no próximo dia 8 de novembro. Todos os que comprarem ingresso de arquibancada poderão fazer a visitação aos boxes somente no sábado (dia 7), das 10h30 às 13h30, pegar autógrafos e tirar fotos dos caminhões e com os pilotos. Antes, esse privilégio era limitado aos portadores de credenciais Paddock e VIP e agora foi estendido a todo o público que adquirir qualquer ingresso. Os fãs que comprarem as credenciais de Paddock continuam a ter o direito de, no domingo, dar uma volta no Truck Teste, o que é diferente da Volta Rápida, exclusiva dos convidados dos patrocinadores e de empresas que adquirirem camarotes. Os portadores de ingressos das arquibancadas não terão acesso aos boxes no domingo.

Venda de ingressos

Lançado na etapa anterior, disputada em Guaporé, o Camarote Kit Torcedor é mais uma opção de ingresso para os fãs da Fórmula Truck em Cascavel – no Grande Prêmio Bridgestone Bandg – acompanharem a corrida do dia 8 de novembro, a penúltima da temporada, no Autódromo Zilmar Beux. O ticket dará direito a acompanhar a prova de local reservado situado na área de box, com alimentação no domingo (veja mais informações abaixo) e um kit composto por uma camiseta personalizada silkada e um boné bordado da Fórmula Truck. Essa nova credencial também dá direito a participar do Truck Teste, na manhã do domingo, além de acompanhar todos os treinos de sexta e sábado. Esta novidade e todos os outros tipos de ingressos (arquibancadas, Paddock e VIP) já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja.

As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 6 de novembro. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 6 e 7 de novembro (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 8 de novembro), que não receberão.

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 6 de novembro, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização: das 10h30 às 13h30. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Fórmula Truck (www.formulatruck.com.br).

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (8/11) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 570, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (8/11), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras e revendas Bridgestone da região – os locais serão divulgados em breve – ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2015

1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Campo Grande (MS)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Velopark (RS)
12 de julho – Goiânia (GO)

9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – Londrina (PR)

Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/formulatruckoficial
twitter.com/formula_truck
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583 – SP)
Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442

Sobre o autor