Beto Monteiro será parceiro de Marco Romanini na corrida de 25 de outubro, que Leandro Totti disputará ao lado de Marcel Sedano

Dois dos maiores vencedores dos 20 anos de história do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck vão integrar, na tarde de 25 de outubro, o grid da 29ª edição da Cascavel de Ouro, corrida mais tradicional do automobilismo do Paraná. O pernambucano Beto Monteiro e o paranaense Leandro Totti tiveram confirmada nesta terça-feira (11) sua participação na prova, ambos pela Stumpf Preparações, equipe liderada pelos irmãos Muriel Stumpf e Jorge Júnior.

Beto Monteiro vai competir na prova pilotando o Renault Clio número 88 formando dupla com Marco “Tico” Romanini, cascavelense que conquistou em 2009 o título do Festival Brasileiro de Marcas & Pilotos e apresenta no currículo títulos em competições estaduais de turismo – ele venceu, no último domingo (9), a quinta e penúltima etapa do Campeonato Metropolitano da categoria em Cascavel, depois de largar da pole position pela segunda vez na temporada.

“A Cascavel de Ouro é uma corrida que tem uma tradição enorme e que eu, particularmente, gostaria de ter disputado há muito tempo. A gente sempre ouviu falar da prova, que tem uma história bonita e bem diversificada”, observa Monteiro. “Já pilotei muitos tipos diferentes de carros, esses de Marcas 1.6 são muito gostosos. Fiquei feliz demais com o convite do ‘Tico’. Mais ainda quando vi que o número dele é o 88, o mesmo que eu uso na Fórmula Truck”.

A participação de pilotos da F-Truck, da Stock Car e da Copa Petrobras de Marcas na Cascavel de Ouro é enaltecida por Monteiro. “Esse intercâmbio entre várias categorias é muito interessante. As pessoas às vezes acham que quem disputa um campeonato nacional pode levar vantagem. Na verdade o que ocorre é o contrário. Os regionais são equilibradíssimos, têm pilotos muito rápidos e que já dominam a pilotagem desses carros”, considera.

Para Totti, a exemplo de Monteiro, integrar o grid da Cascavel de Ouro era “sonho antigo”. “Corro em Cascavel desde meus tempos de Paranaense de Speed Fusca, sempre preparando carros, e nunca deu certo uma participação. Vai acontecer agora, depois de tantos anos”, comenta o piloto. “Agora recebi o convite do Marcel, que é um piloto que vem se destacando no automobilismo há várias temporadas. Sei que vamos disputar a vitória lá na frente”, aposta.

Experiente também como preparador de carros, Totti manifesta especial admiração pela Stumpf Preparações. “É uma equipe que dispensa comentário. Ir para a pista com um carro preparado pela Stumpf é sonho de qualquer piloto, conheço o Muriel e o Júnior há muito tempo e sei o quanto são profissionais”, faz questão de frisar. “São os melhores, eu só tenho que agradecer por poder fazer parte desse time. No que depender de mim, vamos correr para vencer”.

Monteiro compete regularmente na Fórmula Truck desde 2002. Foi o primeiro piloto a vencer pilotando três marcas diferentes de caminhões – foram quatro vitórias com Ford, uma com Scania e seis com Iveco. Conquistou o título brasileiro de 2004 pela Ford e o de 2013 pela Iveco, no ano em que também foi campeão sul-americano. Em 2015, sua primeira temporada pela equipe Lucar Motorsports, ocupa o 11º lugar na classificação do campeonato.

Totti estreou na F-Truck um ano depois de Monteiro. Foi o único piloto a igualar seu feito de conquistar vitórias por três marcas diferentes: foram quatro pela Ford, seis pela Mercedes-Benz e sete pela Volkswagen. Os 17 triunfos o colocam como quinto maior vencedor da história da categoria. Foi campeão em 2012, pela Mercedes-Benz, e em 2014, pela Volkswagen-MAN – nos mesmos anos, acumulou os títulos sul-americanos da categoria.

Sobre o autor