Piloto gaúcho da Motortech Competições propõe-se a adaptação rápida para recuperar pontos perdidos no Brasileiro de Turismo
Foto: Vanderley Soares
O traçado de 3.695 metros do Autódromo Internacional de Curitiba é um dos mais conhecidos pelos pilotos do Campeonato Brasileiro de Turismo. Uma das exceções a esse panorama fica por conta de Gabriel Robe, piloto gaúcho de 18 anos que terá na rodada dupla de sábado (30) e domingo (31), que terá em disputa a quarta e a quinta etapa da competição, sua primeira experiência na pista, localizada na verdade na cidade de Pinhais.
“Nunca andei lá, sequer conheço o autódromo pessoalmente. Só o que tenho de referência foram as voltas no simulador”, admite o piloto da Motortech Competições, que ocupa o quinto lugar na tabela do Brasileiro de Turismo. “Preciso pontuar o máximo possível, para recuperar o que perdi no Velopark, quando estava em quinto e parei por causa de uma quebra”, continua. “Estou trabalhando muito a parte física e muito focado para a etapa em Curitiba”.
O piloto aposta na rápida adaptação à pista. “Isso já aconteceu quando estreei na categoria no ano passado em Goiânia. Eu não conhecia a pista, nem o carro. O trabalho nos treinos ajudou bastante e consegui me classificar para largar em terceiro”, recorda o piloto. Em 2015, já competindo pela Motortech Competições, ele obteve dois terceiros lugares no circuito goiano, na rodada dupla que abriu a temporada de 2015 do Brasileiro de Turismo.
A rodada dupla de Curitiba do Campeonato Brasileiro de Turismo terá o início de suas atividades na sexta-feira (29), com duas sessões de treinos livres de 45 minutos, às 9h35 e às 12h45. No sábado haverá o treino classificatório a partir das 10h05. A primeira corrida, com largada às 14h05 do sábado, terá seu resultado final reproduzido no grid da segunda, marcada para 8h40 do domingo – cada corrida terá 30 minutos e mais uma volta.
A programação do fim de semana em Curitiba prevê, também, etapas da Stock Car, da Copa Petrobras de Marcas e do Mercedes-Benz Challenge. A Motortech Competições tem sua participação no Campeonato Brasileiro de Turismo viabilizada pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, através do PróEsporte. Tecnovidro, Casavitra, Viemar, Roal, Agrale, Biri Refrigerantes e Zezé Biscoitos são empresas parceiras da iniciativa.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO
(Classificação depois de 3 das 12 etapas)
1º) Marco Cozzi (SP/W2 Racing), 52
2º) Márcio Campos (RS/Motortech Competições), 43
3º) Danilo Dirani (SP/Bravar Motorsport), 40
4º) Edson Coelho (MG/J. Star Racing), 34
5º) Gabriel Robe (RS/Motortech Competições), 28
6º) Gustavo Myasava (PR/J. Star Racing), 26
7º) Felipe Guimarães (DF/W2 Racing), 25
8º) Renato Braga (GO/RKL Motorsport), 24
9º) Dennis Dirani (SP/Shell Racing), 21
9º) Pedro Boesel (PR/RSports), 21
11º) Felipe Donato (RS/Nascar Motorsport), 17
11º) Marco Túlio Souza (GO/Hitech Racing), 17
11º) Adibe Marques (PR/Voxx Racing), 17
14º) Gustavo Lima (DF/C2 Team), 11
15º) Tito Morestoni (SC/RSports), 9
16º) Mauri Zacarelli (SP/RSports), 7
17º) Flavio Matheus (RJ/C2 Team), 5