Depois de 22 anos longe das categorias de fórmula, sorocabano venceu debaixo de chuva; Emilio Padron foi destaque do final de semana e entra na briga pelo título da temporada.

(São Paulo, 27 de julho de 2015) – Convidado pela categoria para participar da 4ª etapa da Copa do Brasil de Fórmula 1600, o sorocabano Djalma Fogaça fez sua estreia após 22 anos longa de carros de fórmula onde iniciou sua carreira e tornou-se campeão de Fórmula Ford paulista e brasileiro nos anos 90.

A bordo do carro n° 72 da equipe San Race, Fogaça cravou o segundo melhor tempo durante os treinos classificatórios ficando 0s789 atrás do líder da categoria, o piracicabano Bruno Leme (Thomaz Racing) que marcou 2min15s410 na qualificação debaixo de chuva.

Na primeira corrida do final de semana realizada no sábado (25) ainda sob piso molhado, Djalma e Bruno protagonizaram uma eletrizante prova com belas ultrapassagens incluindo de ambos, principalmente por dentro e por fora na curva do Laranjinha em Interlagos.

No pelotão intermediário, William Zaza e William Zaza Jr. (pai e filho da equipe Zaza Racing / EF Competições) travaram ótima disputa junto com o jovem piloto carioca (radicado em São Paulo) Gabriel Lusquiños (Juka Motors) pela terceira colocação.

Após muita disputa, Bruno Leme mesmo com o escapamento rachado devido a um toque durante a disputa, cruzou à frente em diferença quase imperceptível de 0s007 em relação à Fogaça, mas o piloto do bólido n° 78 foi desclassificado por utilizar macacão fora do regulamento, permitindo assim a vitória de Djalma em sua estreia na categoria. Emilio Padron (Della Barba Racing) herdou a segunda colocação, seguido por Zaza, Zaza Jr., Lusquiños e Glaucio Doretto (Thomaz Racing) fechando o pódio da primeira prova.

Ao final da prova, Djalma não escondia a felicidade do menino campeão da Fórmula Ford, agora novamente vencendo: “O carro é muito divertido, a categoria incrível. O Bruno guia demais, ele está de parabéns e foi ótima nossa disputa”; questionado sobre a dificuldade climática, o sorocabano conhecido pelo senso de humor não hesitou: “Nessas condições fica ainda mais divertido!”, finalizou. Mais tarde, ainda emocionado, Fogaça postou um vídeo em seu perfil no Facebook agradecendo o carinho de todos que o seguem, estando muito feliz por voltar a vencer em um tipo de carro que lhe deu muitas alegrias no começo de carreira.

O domingo (26) amanheceu bem diferente, com sol apesar da temperatura baixa em Interlagos, e coube à Thiago Felippe (Thomaz Racing) largar na pole position graças ao grid invertido já que fechou a corrida do sábado no oitavo lugar, tendo ao seu lado Luiz Menezes Jr. (Juka Motors).

O carro n° 72 pilotado por Djalma no sábado passou para as mãos do filho, Fábio Fogaça atualmente piloto do Brasileiro de Stock Car que largou na 8ª colocação. Correndo pela primeira vez na carreira em um carro fórmula, o jovem piloto caiu para o 10º lugar e foi galgando posições conforme se adaptando ao carro – já que não fez nenhum treino nesse carro antes da prova.

Na ponta, Emilio Padron e William Zaza travaram ótima disputa, trocando diversas vezes de posição durante cada volta; Bruno Leme que largou nas últimas colocações já aparecia em terceiro lugar depois de três voltas, mas um problema no cabo do acelerador fez o piloto abandonar sem poder brigar pela vitória.

Se a vitória parecia restrita à Padron e Zaza, a partir da terceira colocação tudo mostrava-se indefinido: Daniel Ebel (Thomaz Racing), Thiago Felippe, Luiz Menezes Jr., Zaza Jr. e Fábio Fogaça formavam um pelotão com constantes trocas de posições. No final, Ebel e Menezes Jr. chegaram ao terceiro posto mas rodaram, embolando novamente a disputa.

No final, vitória de Emilio Padron entrando definitivamente na disputa pelo título da categoria, seguido por William Zaza e Fábio Fogaça que ganhou a posição de William Zaza Jr. nos metros finais da bandeira quadriculada chegando a apenas 0s002 à frente.

Correndo pela primeira vez em um carro fórmula, Fábio gostou muito da experiência: “Nunca andei de fórmula na minha vida e tive que me adaptar durante a corrida, melhorando a cada volta que sentia-me mais confiante dentro do carro. No final tive uma ótima disputa conquistando a terceira colocação – quem sabe não venha disputar mais algumas provas por aqui”, finalizou o jovem piloto.

Mesmo marcando apenas 1 ponto no final de semana conquistado pela pole position, Bruno Leme mantém a liderança do campeonato com 85 pontos, seguido por Gabriel Lusquiñhos com 59 pontos. A terceira posição agora é ocupada por Emilio Padron com 46 pontos à frente de Edu Dias (44), William Zaza (39), Glaucio Doreto (38), Thiago Felippe (37), Daniel Ebel (31), Marcos Pimentel (22) e William Zaza Jr. (20) fechando o TOP-10 da categoria.

A próxima etapa acontece no dia 22 de agosto novamente no Autódromo de Interlagos (SP).

Confira o resultado da etapa de sábado (25):

1) Djalma Fogaça (San Race) – 12 voltas em 27min10s641
2) Emilio Padron (Della Barba Racing) à 34s334
3) William Zaza (Zaza Racing / EF Preparações) à 37s546
4) William Zaza Jr. (Zaza Racing / EF Preparações) à 44s422
5) Gabriel Lusquiños (Juka Racing) à 46s886
6) Glaucio Doretto (Thomaz Racing) à 58s977
7) Luiz Menezes Jr. (Juka Motors) à 1min12s761
8) Thiago Felippe (Thomaz Racing) à 1min15s938
9) Luciano Righi (San Race) à 1 volta
10) Claudio Rodrigues (Thomaz Racing) à 1 volta
11) Thiago Keplmair (San Race) à 1 volta
12) Marcos Pimentel (Thomaz Racing) à 1 volta
13) Edu Dias (San Race) à 2 voltas
14) Alexandre Bonilha (Thomaz Racing) à 3 voltas

Melhor volta: Luiz Menezes Jr. (Juka Motors) na 7ª volta em 2min13s455

Não terminaram:
Rafael Seibel (RS Racing)
Daniel Ebel (Thomaz Racing)
Thomaz Soubihe (Juka Motors)
Marcio Battistini (San Race)

Desclassificado:
Bruno Leme (Thomaz Racing)

Confira o resultado da etapa de domingo (26):

1) Emilio Padron (Della Barba Racing) – 12 voltas em 24min02s521
2) William Zaza (Zaza Racing / EF Preparações) à 14s173
3) Fábio Fogaça (San Race) à 21s174
4) William Zaza Jr. (Zaza Racing / EF Preparações) à 21s176
5) Thiago Felippe (Thomaz Racing) à 21s354
6) Luiz Menezes Jr. (Juka Motors) à 38s399
7) Daniel Ebel (Thomaz Racing) à 41s960
8) Luciano Righi (San Race) à 43s563
9) Gabriel Luisquiños (Juka Motors) à 46s945
10) Marcos Pimentel (Thomaz Racing) à 48s194
11) Marcio Battistin (San Race) à 1min01s851
12) Thomaz Soubihe (Juka Motors) à 1min02s474
13) Daniel Ebel (Thomaz Racing) à 1min02s691
14) Alexandre Bonilha (Thomaz Racing) à 1min26s635
15) Thiago Keplmair (San Race) à 1 volta
16) Rafael Seibel (RS Racing) à 3 voltas

Melhor volta: Emilio Padron (Della Barba Racing) em 1min58s729

Não completaram:
Bruno Leme (Thomaz Racing)
Eduardo Dias (San Race)
Glaucio Doreto (Thomaz Racing)

A F1600 conta com o apoio da STP, FuelTech, Metal Horse, Lotse, MOTUL, Crestana e Alpie Escola de Pilotagem.

F1600 – Automobilismo ao seu alcance: Para maiores informações acesse: www.f1600.com.br ou através do Facebook (www.facebook.com/f1600BR).

Para mais informações acesse:
Facebook: www.facebook.com/f1600BR
Site oficial: www.f1600.com.br

Sobre o autor