Disputando o Campeonato Paulista de Fórmula 1600, Lucas Freitas teve início diferente no automobilismo
Disputando seu primeiro ano completo no Paulista de Fórmula 1600 e liderança na categoria Light, o jovem piloto Lucas Freitas (Action Cargo) teve um início no automobilismo diferente da grande maioria.
Apesar de ingressar muito jovem no kart, com apenas 5 anos, o piloto focou sua aprendizagem e desenvolvimento em treinos e provas de rental kart. Participou do primeiro campeonato apenas em 2014, já com 11 anos de idade.
E foi no torneio de rental kart chamado Kart Sabesp que se aprimorou e desenvolveu ainda mais suas habilidades. Diferente da maioria dos pilotos que desde muito cedo participam de campeonatos regionais e nacionais de kart, onde infelizmente o custo é muito elevado, Freitas preferiu traçar seu caminho através do “kart de aluguel”.
“Na verdade, não foi opção, e sim o único caminho que tive por ser mais acessível. O rental kart é uma escola para mim, onde se aprende bastante sobre aceleração, frenagem, e como não mexemos no acerto, os karts são praticamente iguais para todos, então temos que tirar a diferença na pilotagem mesmo”, explicou.
O planejamento até aqui vem dando resultados: Lucas Freitas fez sua estreia no último ano na Fórmula 1600, conquistando ótimos resultados e vitórias. Esse ano (2021) faz sua primeira temporada completa no campeonato paulista da modalidade e até aqui lidera na categoria Light, destinada a pilotos novatos, conquistando inclusive duas vitórias na geral frente a pilotos com grande experiência.
Sempre mantendo o foco em aprender e se aperfeiçoar, o jovem piloto olha para as categorias nacionais, se preparando e sonhando para daqui alguns anos estar pronto para alcançar a StockCar.
“Sei o quanto será difícil e as dificuldades que posso enfrentar para dar os próximos passos, então procuro aprender ao máximo e aproveitar do que estou participando. Hoje quero tirar o máximo a aprender tudo que puder no fórmula que é uma categoria escola, e assim quando surgir a oportunidade de conhecer e testar outras categorias, como a Sprint Race por exemplo que é muito disputada e tem vários nomes de peso do esporte, quero estar preparado”, finalizou Freitas, sempre atendo aos próximos passos no automobilismo nacional.
A próxima etapa do Campeonato Paulista da Fórmula 1600 acontece nos dias 17 e 18 de julho no Autódromo e Interlagos (SP).
Após 4 etapas realizadas, Freitas mantém a liderança na categoria Light com 127 pontos, seguido por Marcel Fachini (94) e Diogo Moscato (86).
Lucas Freitas é piloto do Fórmula 1600 #11 da equipe SanRace e defende as cores da empresa Action Cargo.