Diante de um grande público presente, Marcos Pimentel venceu em corrida preliminar à Truck em Interlagos e entrou para a história da categoria.

lt.phpFoto: Humberto Silva

A Fórmula 1600 entrou para a história com a corrida desse domingo (31) sendo realizada poucas horas antes da etapa paulista da Fórmula Truck em Interlagos, como o maior grid de fórmula da América Latina e levantando o público nas arquibancadas.

Coube a Luan Giraldi (Serra Negra Racing Team) largar na primeira posição, seguido por Claudio Daniel Rodrigues (Thomaz Racing) fechando a primeira fila devido ao grid invertido dos dez primeiros colocados em relação a prova de sábado.

E na largada Luan manteve a ponta, mas por um problema no câmbio travado na terceira marcha, ficou na liderança por apenas uma volta. Na segunda passagem Thomaz Soubihe (Alfia) assumiu a liderança, trazendo José Gabizo (Juka Motors), Gabriel Lusquiños (Zaza Racing / EF Preparações), André Moraes Jr. (Juka Motors) e Claudio Daniel na sequência.

Com os carros muito próximos e muitas ultrapassagens acontecendo a todo momento, no final da terceira volta um toque entre Lusquiños e Soubihe tirou o primeiro da corrida com o eixo traseiro quebrado; no toque sobrou ainda para Emilio Padron (Della Barba Racing) que vinha pela 5ª colocação e perdeu o bico do seu carro e Gabizo que também foi tocado, obrigando a entrada do Safety Car na pista.

Depois de três voltas atrás do carro de segurança a relargada foi autorizada e Moraes Jr. assumiu a ponta com Padron, Bruno Leme (Alfia), Marcos Pimentel (Thomaz Racing) e Witold Phellip (San Race) na perseguição ao líder.

Na liderança, Leme começa a abrir em relação aos demais, chegando a diferença de 4s757 mas um problema elétrico tira o piloto de Piracicaba da prova na última volta.

André Moraes Jr. assume a liderança e sobe para a reta dos boxes na ponta, seguido por Pimentel e Padron; graças ao vácuo produzido pelos carros fórmula, os três cruzam praticamente lado a lado a linha de chegada, com Pimentel vencendo sua primeira corrida na categoria pela diferença de apenas 0s207 em relação à Moraes Jr., o vencedor pela categoria Light.

Pimentel comemorou muito a primeira vitória e a categoria em forma de agradecimento pela receptividade da Fórmula Truck, após a bandeira quadriculada deu uma volta atrás do Safety Car saudando o público que retribuiu aplaudindo os pilotos em pé.

Confira o resultado final da 16ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula 1600:

1) 33 – MARCOS PIMENTEL (F. 1600) 12 voltas em 27min39s907
2) 3 – ANDRE MORAES JR (F. 1600 L) – 0,207
3) 7 – EMILIO PADRON (F. 1600) – 0,296
4) 111 – MARCIO M. / WITOLD P. (F. 1600 L) – 0,766
5) 00 – ALBERTO C. / MAURICIO L. (F. 1600 L) – 0,799
6) 27 – RENATO M. / WILLIAN Z. JR (F. 1600) – 1,182
7) 71 – WILLIAN ZAZA / M. VALE (F. 1600) – 1,534
8) 32 – DANIEL EBEL (F. 1600) – 5,083
9) 95 – LUIS M. JR (F. 1600) – 6,182
10) 84 – EMANNUEL C. JR (F. 1600 L) – 8,556
11) 231 – MARCO VALLE (F. 1600) – 8,598
12) 89 – GLAUCIO DORETO (F. 1600) – 9,062
13) 19 – RAFAEL SEIBEL (F. 1600 L) – 14,893
14) 12 – DENI SANDOR (F. 1600 L) – 19,871
15) 8 – EDUARDO DIAS (F. 1600) – 2:03,033
16) 14 – ALVARO PAES (F. 1600 L) – 21,755
17) 13 – JAIME BARBARISE (F. 1600 L) – 22,904
18) 70 – ALEXANDRE BONILHA (F. 1600) – 18,906
19) 47 – CLAUDIO D. RODRIGUES (F. 1600 L) – 23,298
20) 123 – BRUNO PINHEIRO (F. 1600) – 24,944
21) 26 – FÁBIO FARIAS (F. 1600 L) – 33,100
22) 69 – EDUARDO P. / ANDRE L. (F. 1600 L) – 1:24,766
23) 78 – BRUNO F. / R. ROSSETTI (F. 1600) – à 1 volta
24) 300 – MARCELO CASELATO (F. 1600 L) – à 1 volta
25) 1 – JOSE A. GABIZO (F. 1600 L) – à 8 voltas
26) 11 – LUAN GIRALDI (F. 1600) – à 10 voltas
28) 97 – THOMAZ SOUBIHE (F. 1600) – DESCLASSIFICADO
29) 199 – DOUGLAS P. / MARCUS L. (F. 1600) – DESCLASSIFICADO
30) 96 – JOÃO R. / DELFIN B. (F. 1600) – DESCLASSIFICADO

Confira o resultado final da 15ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula 1600:

1) WILLIAN ZAZA / MARCO VALE (F. 1600) – 31:03,070
2) EMILIO PADRON (F. 1600) – 0,005
3) BRUNO LEME / RODRIGO ROSSETTI (F. 1600) – 0,062
4) GABRIEL LUSQUINHOS (F. 1600) – 0,122
5) MARCOS PIMENTEL (F. 1600) – 3,176
6) ANDRE MORAES JR (F. 1600 L) – 3,217
7) JOSE A. GABIZO (1600 L) – 3,507
8) THOMAZ SOUBIHE (F. 1600) – 3,665
9) CLAUDIO D. RODRIGUES (F. 1600 L) – 11,317
10) LUAN GIRALDI (F. 1600) – 12,222
11) MARCIO M. / WITOLD P. (F. 1600 L) – 17,280
12) PEDRO SERRANO (F. 1600 L) – 17,287
13) GLAUCIO DORETO (F. 1600) – 17,331
14) EDUARDO DIAS (F. 1600) – 17,601
15) EDUARDO DIAS (F. 1600) – 17,601
16) FÁBIO FARIAS (F. 1600 L) – 21,823
17) DOUGLAS P. / MARCUS L. (F. 1600) – 22,723
18) EMANNUEL C. JR (F. 1600 L) – 22,935
19) ALBERTO C. / MAURICIO L. (F. 1600 L) – 24,052
20) JOÃO R. / DELFIN B. (F. 1600) – 38,285
21) DENI SANDOR (F. 1600 L) – 38,445
22) EDUARDO P. / ANDRE L. (F. 1600 L) – 46,374
23) JAIME BARBARISE (F. 1600 L) – 50,765
24) RAFAEL SEIBEL (F. 1600 L) – 53,395
25) ALVARO PAES (F. 1600 L) – 1:07,870
26) MARCELO CASELATO ( F. 1600 L) – 2 voltas
27) ALEXANDRE BONILHA (F. 1600) – 10 voltas
28) SILVIO R. / MARCIO R. (F. 1600 L) – 10 voltas
29) RENATO M. / WILLIAN Z. JR (F. 1600) – 11 voltas 1

Programação:

31/07 – Domingo
08h30 – 09h00 – Warm up – Fórmula Truck
09h10 – 09h30 – Volta rápida – Fórmula Truck

16ª etapa – Campeonato Paulista de Fórmula 1600
09h40 – Abertura de box
09h50 – Fechamento de box
09h55 – Placa de 5 minutos
10h00 – Largada – 12 voltas ou 30 minutos de corrida
10h40 – Pódio

11h00 – 12h15 – Truck Test – Fórmula Truck
12h30 – 12h50 – Desfile de pilotos – Fórmula Truck
13h00 – 13h30 – Show de caminhões – Dani e Juninho
13h45 – Abertura de box – Fórmula Truck
14h00 – Fechamento de box – Fórmula Truck
14h10 – Placa de 5 minutos – Fórmula Truck
14h15 – Largada – Fórmula Truck
15h20 – Pódio – Fórmula Truck

Sobre a Fórmula 1600:

Maior categoria de fórmula do Brasil, a Fórmula 1600 alinha a cada etapa mais de 25 carros para incríveis e emocionantes disputas nas pistas.

Acessível, a categoria proporciona oportunidade de aprendizado e oferece a seus participantes a emoção de guiar um carro de fórmula a mais de 200km/h. A diversidade do seu grid vai de jovens promissores pilotos à profissionais liberais que se unem para o fortalecimento da categoria e a realização de sonhos.

Ficha técnica:

Chassi: F1600 Mangusto R-5
Motor: Ford Zetec Rocam 1600cc – 8V
Potência: 122hp (aproximadamente)
Velocidade Máxima: 204 km/h (em Interlagos)
Pneus: Momo 195/R15 (radial)
Rodas: Scorro S 237

Calendário 2016 – Campeonato Paulista

8ª etapa – 30 e 31/07 – Interlagos (preliminar da Fórmula Truck)
9ª etapa – 13 e 14/08 – Interlagos
10ª etapa – 17 e 18/12 – Interlagos

A F1600 tem patrocínio de STP Lubrificantes e conta com o apoio da Ford Performance, Revista Racing, FuelTech, Crestana Peças Automotivas, Rodas Scorro e Lotse Volantes.

F1600 – Automobilismo ao seu alcance: Para maiores informações acesse: www.f1600.com.br ou através do Facebook (www.facebook.com/f1600BR).

Para mais informações acesse:
Facebook: www.facebook.com/f1600BR
Site oficial: www.f1600.com.br

Vitor Garcia .’. VG3 – Assessoria de Imprensa e Comunicação
MTb: 34.906
Contato: (11) 98639-1937 / 96841-7613
Skype: vitor-garcia
Email: imprensa@vg3.com.br
Twitter: @garciavitor

Sobre o autor