Trabalho de reciclagem acontece em todas as dez etapas da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Próxima prova será dia 3 de julho no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina.

286417_614106_lff_2935Foto: Luciana Flores

Santos (SP) – A preocupação em preservar o meio ambiente deve ser uma constante na vida das pessoas e das empresas. No automobilismo, a Fórmula Truck serve de exemplo para todo o Brasil com o trabalho de reciclagem de vários materiais utilizados durante as dez etapas da temporada e na sede da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Em Santos, cidade do Litoral paulista, cerca de 300 litros de óleo dos mais variados tipos (motor, câmbio, direção hidráulica e outros) são direcionados mensalmente para companhias especializadas.

Na última etapa da Truck, disputada em Goiânia, a Coocamar (Cooperativa de Catadores de Material Reciclável) e a Accert Transporte Logística de Resíduos, sob a coordenação do ativista ambiental Nilton Marques (www.conhecer.org.br), recolheram 200 quilos de alumínio, 150 Kg de plásticos e 10 quilos embalagens de tetra pak. O mesmo trabalho acontecerá em Londrina, no próximo dia 3 de julho.

“Temos de preservar o meio-ambiente, pois vivemos neste mundo e queremos deixar para nossos filhos e netos um planeta com boas condições e onde as pessoas possam viver em harmonia com a natureza. Nossas águas, mares, rios e lagos, e nossas florestas precisam ser preservadas para as próximas gerações“, diz Neusa Navarro, presidente da categoria.

Nas corridas realizadas pelo Brasil a Fórmula Truck contrata empresas para recolher o material reciclável descartado nos camarotes, nos bares e na cozinha. Todo o pessoal é orientado a auxiliar na separação do lixo orgânico e do reciclável em sacos plásticos especiais. Depois, essas embalagens são direcionadas para um local específico dentro dos próprios autódromos, e o conteúdo separado pelo pessoal das empresas ou ONGs. Essa atitude movimenta a economia, pois gera dinheiro para famílias de baixa renda que vivem de reciclagem.

“Na nossa sede, em Santos, e em todas as corridas temos lixeiras especiais para cada tipo de lixo e fazemos a separação de tudo o que pode ser reciclado e realizamos bom aproveitamento de todo o material, especialmente de papel, embalagens tetra pak e plásticos. Imaginem se jogássemos no ralo centenas de litros de óleo que utilizamos nos caminhões de corrida e nas carretas que transportam toda a nossa estrutura pelo Brasil. Com certeza poluiríamos muito o mar e os rios ao nosso redor“, analisa Neusa.

Essa questão tem um responsável direto. Altair Félix cuida, especialmente, da reciclagem de óleos e de materiais ferrosos reaproveitados dos caminhões da Fórmula Truck. A empresa Lubrasil, especializada em reciclar esses líquidos, mantém na sede da Truck um reservatório de 500 litros que é esvaziado a cada 30 dias. São cerca de 300 litros dos mais variados tipos de óleos (motor, transmissão e de componentes hidráulicos) reciclados todos os meses.

“Também reciclamos tudo o que se estraga nas corridas, pois muitos desses objetos metálicos que trazemos das provas não podem ser reutilizados. Aproveitamos o alumínio dos pistões e de outros pontos, enviamos para as empresas partes da estrutura dos caminhões de corrida, ferros e até mesmo os blocos dos motores, claro, quando não podem mais ser aproveitados nas pistas. A fibra de vidro, usada nas carenagens, quando se quebra em acidentes, é encaminhada para uma empresa usar em fornos industriais“, explica Altair, irmão de Aurélio Batista Félix, criador da Fórmula Truck, falecido em 2008.

Outro importante material utilizado por toda a categoria que todas equipes da Fórmula Truck reciclam – de forma individual – é o pneu. Além de evitar ser jogado em aterros sanitários e se transformar em criadouro de mosquitos, principalmente o Aedes Aegypt, causador de graves doenças como dengue, chicungunha e zika, todas potencialmente mortais, a categoria colabora com a preservação da terra. Quem explica como funciona é Aurélio Júnior, diretor Operacional da Fórmula Truck.

“Separamos os pneus usados em três tipos. Um que pode ser recapeado mais facilmente, outro que é direcionado para virar sucata e se transformar em materiais de borracha e o terceiro, que se apresenta bastante desgastado. Esses geralmente são os do meu show, pois minhas apresentações consomem muito os pneus. Em média, cada caminhão de corrida utiliza cerca de 70 pneus por temporada. Como temos sete em atividade nas nossas equipes em Santos, são 700 pneus por ano encaminhados à empresa Sorocap, que tem sede em Sorocaba, interior de São Paulo“, diz Juninho, como é conhecido, pelo Show dos Caminhões, feito ao lado da irmã, Dani, em todas as dez etapas da Fórmula Truck, que terá sua próxima corrida no dia 3 de julho em Londrina, Norte do Paraná.

Venda de ingressos

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a quinta corrida – dia 3 de julho – do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda que podem ser acessados em: http://www.formulatruck.com.br/docs/POSTOS-2016.pdf. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 1º de julho. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado em horário determinado pela organização. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 1 e 2 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 3 de julho), que não receberão.

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 1º de julho, mesma data para a retirada das credenciais (Camarote Torcedor, Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (3/7) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 560, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso – bebidas e alimentação ilimitadas – somente no domingo (3/7), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras e revendas Pirelli da região (em breve será divulgada a relação) ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

Pontos de venda podem ser encontrados em: http://www.formulatruck.com.br/docs/POSTOS-2016.pdf

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2016

13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS)
5 de junho – Goiânia (GO)
3 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Guaporé (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – a definir
4 de dezembro – Curvelo (MG)

Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/formulatruckoficial
twitter.com/formula_truck
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio da Petrobras e Pirelli. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583 – SP)
Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442

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