Resultado da oitava etapa pode começar a definir os pilotos que continuam na briga pelo título da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Final da trilogia no Rio Grande do Sul será dia 4.

Santos (SP) – “Se eu ganhar em Guaporé, prometo que viro gaúcho!”. A declaração bem humorada de Paulo Salustiano, líder do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, se refere à oitava etapa desta temporada, marcada para dia 4 de outubro em Guaporé, interior do Rio Grande do Sul. A brincadeira desse paulistano tem razão de ser, pois na briga pelo seu primeiro título da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, ele venceu as corridas disputadas no Velopark (Nova Santa Rita) e de Santa Cruz do Sul, ambas em território gaúcho. Caso vença em Guaporé, fecharia a trilogia de provas no Estado brasileiro que tem mais fanáticos por automobilismo.

“Essa é uma brincadeira que eu fiz com o meu chefe de equipe, o Pipo (Miguel Ferreira), pois vencemos no Velopark e em Santa Cruz do Sul. Se ganhar agora, no ano que vem me filio à Federação Gaúcha de Automobilismo!”, se diverte Salustiano.

Brincadeiras à parte, o líder do campeonato reconhece que terá muitas dificuldades para terminar na frente esta terceira etapa em terras do Rio Grande do Sul. O principal talvez seja o fato de utilizar o restritor que mais tira potência dos caminhões, item do regulamento na 20ª temporada da Fórmula Truck. Salustiano terá no motor do seu caminhão Mercedes-Benz o restritor de 74 milímetros, o que o fará perder aproximadamente 70 cavalos.

“Esta será a primeira vez que vamos usar este restritor, que deixa entrar menos ar no motor e, consequentemente, reduz a força. O ponto positivo é que as pistas com as maiores retas (Goiânia e Curitiba) já ficaram para trás. Guaporé não tem grandes retas, que é onde a gente sente mais a falta de força, e em Cascavel (a nona etapa de 2015) a reta é em descida”, avalia Salustiano que tem 278 pontos.

Outro ponto que ele considera difícil de superar é a qualidade dos seus principais adversários na luta pelo título. Ele enfrenta nada mais, nada menos, do que dois campeões, reconhecidamente, velozes e consistentes pilotos. Felipe Giaffone, dono de invejável carreira internacional, tem três títulos brasileiros (2007, 2009 e 2011) e do bicampeão Leandro Totti (2012 e 2014), ambos com caminhões Volkswagen Constellation. Eles também utilizarão um restritor – o regulamento prevê que os três primeiros usem -, mas que tira menos potência dos motores. O do vice-líder Giaffone (264 pontos) será de 76 milímetros, com algo em torno de 50 cavalos a menos, e o de Totti (263 pontos) de 78mm, o que o leva a deixar de usar cerca de 30 HP. No final da temporada todos serão obrigados a descartar o pior resultado.

“Ainda é muito cedo para fazer contas e ver que resultados todos precisaremos, pois teremos 159 pontos em disputa nas três provas restantes e muita água vai passar por baixo da ponte. Está tudo em aberto e estou feliz por disputar com dois nomes importantíssimos do automobilismo mundial como o Felipe e o Totti, excelentes pilotos. Estou contente por ter recebido muito apoio da minha equipe de mecânicos e da Mercedes-Benz nessa briga pelo meu primeiro título”, disse Paulo Salustiano.

Outro ponto positivo destacado pelo líder do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck é o clima de festa com que a categoria é recebida em Guaporé. Ano passado ele enfrentou muitos problemas, mas ainda assim chegou no pódio, como relembra.

“Tive uma corrida de fortes emoções em 2014, pois quatro motores quebraram, larguei em oitavo lugar e durante a corrida me recuperei e terminei em terceiro, algo que valeu como uma vitória e deu muito ânimo para todos da equipe. Mas o mais legal é que Guaporé é uma cidade maravilhosa e nos recebe de forma muito carinhosa”, finaliza.

Venda de ingressos pela internet

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 2 de outubro. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 1 e 2 de outubro (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 4 de outubro), que não receberão.

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 2 de outubro, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização. Para isso devem ficar atentos ao site da Fórmula Truck.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (4/10) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 510, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (4/10), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região – os locais serão divulgados em breve – ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2015

1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Campo Grande (MS)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Velopark (RS)
12 de julho – Goiânia (GO)

9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – Londrina (PR)

Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/formulatruckoficial
twitter.com/formula_truck
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583 – SP)
Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442

Sobre o autor