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Brasileiros Jean Azevedo, Nielsen Bueno e Júlio “Bissinho” Zavatti e portugueses Paulo Gonçalves e Helder Rodrigues disputam 22ª edição da prova, que dá largada neste domingo, em Goiânia

21/08/2014

Goiânia (GO) – A disputa da categoria motos promete ser uma das mais acirradas e quentes da 22ª edição do Rally dos Sertões, que começa neste domingo (24), em Goiânia (GO), e vai até o dia 30, em Belo Horizonte (MG). Válida pelo Campeonato Mundial de Rally Cross Country para as duas rodas, a prova contará com a Equipe Honda Mobil, formada pelos brasileiros Jean Azevedo, Nielsen Bueno e Júlio “Bissinho” Zavatti, e a Team HRC (Honda Racing Corporation), equipe de fábrica da montadora japonesa, com os portugueses Paulo Gonçalves e Helder Rodrigues.


Galeria da Equipe Honda no Rally dos Sertões 2014

Para superar os adversários ao longo dos sete dias de prova, em 2.609 quilômetros de percurso total, sendo 1.573 de trechos cronometrados, a esperança nacional é o paulista Jean Azevedo, de São José dos Campos. Pentacampeão da competição, ele também é o piloto com mais participações no Sertões (total de 19). “Eu me preparei muito bem nos últimos meses, estou ótimo física e psicologicamente. Estou bastante motivado e vou fazer o meu melhor para buscar o hexa”, afirma o brasileiro, da categoria FIM 450cc.

Entre os estrangeiros, destaque para a vinda do atual campeão do Sertões e campeão mundial, o português Paulo Gonçalves. Ele é um dos mais entusiasmados para disputar o rali. “É muito legal correr no Brasil, pois tem uma prova bem desenhada e ótimos lugares para competir. Estou bastante empolgado, principalmente por saber que teremos o suporte da Honda do Brasil. Eles são muito profissionais e nos tratam como uma família”, destaca Paulo.

Neste ano, a prova passará por sete cidades, sendo três inéditas: Catalão, em Goiás, e Paracatu e São Francisco, em Minas Gerais. A redução no número de etapas em relação a 2013 (dez para sete) faz os participantes acreditarem em uma disputa bastante igual. “Achei interessante o percurso, com novos lugares. A prova vai ser super disputada e o campeão será decidido nos detalhes. Temos que estar 100% focados a cada segundo”, completa Jean.

O mineiro Nielsen Bueno, que competirá pela terceira vez consecutiva, projeta um ritmo mais intenso. “Para este ano minha estratégia será menos conservadora, afinal o rali terá sete dias. Meu objetivo é imprimir mais velocidade, do início ao fim”, comenta o piloto, que utilizará a Honda CRF 450X.

Já Bissinho terá a oportunidade de competir pela primeira vez em uma equipe de ponta, como a Honda Mobil. “É uma grande responsabilidade representar esse time, mas se estou aqui porque tenho potencial. Ter o Dário [Júlio] como chefe deixa a equipe mais unida. Trocamos informações e nos ajudamos o tempo inteiro. Nosso clima é muito legal”, comenta.

A Equipe Honda Mobil de Rali tem o patrocínio de IMS, Metzeler, BRC, Oakley, Supersprox, CZ Chains, TM Design e SIG Visual.

Programação – sexta-feira (22/08):

Os competidores realizam nesta sexta, no Autódromo de Goiânia, o último dia de vistoria técnica e participam da coletiva de imprensa, às 15h, e do briefing oficial, às 17h.

Mais informações:

Lista de inscritos em todas as categorias

Confira o roteiro detalhado

Confira o etapa a etapa do Rally dos Sertões 2014:

PRÓLOGO EM GOIÂNIA (GO)
23/08 – sábado
Deslocamento Inicial: 22,65 km
Prólogo: 10,82 km
Deslocamento Final: 18,75 km
Total: 52,22 km

O prólogo será em piso predominante de cascalho, estradas de fazenda com muitas lombas, bem sinuosa, com poucas pedras e uma travessia de riacho.

1ª ETAPA – GOIÂNIA (GO)/CALDAS NOVAS (GO)
24/08 – domingo
Deslocamento Inicial: 40,5 km
Trecho Cronometrado: 155,65 km
Deslocamento Final: 20,06 km
Total: 216,21 km

O primeiro dia de prova terá uma especial com boa quilometragem. Serão duas zonas de radar, sendo que na segunda haverá um abastecimento. Esta etapa é muito importante para os ajustes dos equipamentos e dos conjuntos. O começo será sinuoso, com muitos mata-burros, lombas e depressões. Depois, a prova continua em um trecho de estradas de fazendas mais rápido, com travessias de riachos. Na sequência, os competidores entram em um trecho mais travado, com muitas descidas e subidas. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila, com estradas de média e algumas trilhas em fazendas, seguindo assim até o final.

2ª ETAPA – CALDAS NOVAS (GO)/CATALÃO (GO)
25/08 – segunda-feira
Deslocamento Inicial: 39,54 km
Trecho Cronometrado: 202,23 km
Deslocamento Final: 18,59 km
Total: 260,36 km

Agora o rali começa para valer. Após um deslocamento rápido, o início da especial tem estradas mais travadas de fazendas e trechos de velocidade média, variando com algumas trilhas de belo visual. A prova segue em uma região de canaviais e plantações de eucaliptos, onde a velocidade aumenta muito. Após uma zona de radar (travessia de cidade e abastecimento), a etapa permanece travada em estradas menores, com muita navegação até o final.

3ª ETAPA – CATALÃO (GO)/PARACATU (MG)
26/08 – terça-feira
Deslocamento Inicial: 22,20 km
Trecho Cronometrado: 209,86 km
Deslocamento Final: 128,39 km
Total: 360,45 km

Após um pequeno deslocamento inicial, a especial começa com piso bom e com velocidades variadas de média e alta, alternando trechos de piçarra com estradas de cascalhos. É uma especial dura e técnica. Serão três zonas de radar nesta etapa. A especial fica travada e sinuosa com estradas de fazenda e trilhas. O último terço da especial será em uma plantação de eucaliptos com muitas curvas e que exigirá muita navegação. O deslocamento final terá 80 km de terra em estrada boa.

4ª ETAPA – PARACATU (MG)/SÃO FRANCISCO (MG)
27/08 – quarta-feira
Deslocamento Inicial: 135,24 km
Trecho Cronometrado: 363,85 km
Deslocamento Final: 86,21 km
Total: 585,30 km

Depois de um deslocamento inicial com 80 quilômetros de terra, a especial começa com estradas menores com muitas depressões, pedras e fazendas. Os competidores terão pela frente trechos de areia que lembram muito a região do Jalapão. O trajeto passará pela “Vereda da égua”, que inspirou Guimarães Rosa na obra Grandes Sertões Veredas. A prova segue por estradas mais rápidas, alternando piso duro, cascalho e areia. A etapa contará com três travessias de rios e dois pontos de abastecimento. No último trecho, a prova fica mais rápida e sinuosa, seguindo assim até o fim da especial. O deslocamento promete ser tranquilo até a travessia da balsa em São Francisco.

5ª ETAPA – SÃO FRANCISCO (MG)/DIAMANTINA (MG)
28/08 – quinta-feira – MARATONA
Deslocamento Inicial: 223,57 km
Trecho Cronometrado: 335,98 km
Deslocamento Final: 85,89 km
Total: 645,44 km

Esta é a maior etapa de 2014. O deslocamento inicial será longo e por asfalto, com um pequeno desvio de 15 km por terra, bem sinuoso e estreito. A etapa “Maratona” começa no início da especial. Logo após a largada haverá um trial de aproximadamente 5 km em uma serra com muitas erosões e pedras. Em seguida, a prova fica rápida com muito cascalho. Depois, passa por um longo trecho de reflorestamento bem sinuoso e com muita navegação. Logo após o abastecimento, o ritmo diminui com muitas trilhas que lembram a região da Canastra. O trajeto fica travado até a travessia do Rio Jequitinhonha. Deste trecho até o final, muitos mata-burros, lombas e estradas de fazenda. O deslocamento final será em zona de velocidade controlada (radar) até o parque fechado em Diamantina.

6ª ETAPA – DIAMANTINA (MG)/DIAMANTINA (MG)
29/08 – sexta-feira
Deslocamento Inicial: 0 km
Trecho Cronometrado: 178,87 km
Deslocamento Final: 25,42 km
Total: 204,29 km

Como os competidores dentro da “Maratona”, a especial começa na saída do parque fechado. Os participantes passarão por uma zona de radar inicial de 19 km. É sem dúvida uma das mais belas e completas especiais. Terá passagem por trechos estreitos de uma antiga ferrovia com muitas pedras, erosões e muita navegação. A prova fica mais rápida com estradas de média velocidade. A etapa terá duas zonas de radar. Na sequência, o trecho segue bem travado, com subidas de serra, com muitas curvas, erosões, pedras, travessia de rios e um visual fantástico. O último quarto da prova é mais rápido em estradas de piçarra e cascalho predominando estes pisos até o final da especial.

7ª ETAPA – DIAMANTINA (MG)/BELO HORIZONTE (MG)
30/08 – sábado
Deslocamento Inicial: 54,38 km
Trecho Cronometrado: 125,88 km
Deslocamento Final: 151,96 km
Total: 336,96 km

A última etapa começa com um deslocamento inicial de 54 km por estrada de terra. A especial será rápida, com piso de cascalho e travessia de rio. Depois, segue por estradas de piçarra com muitas lombas e mata-burros. A prova segue por um trecho de trial, subindo e descendo uma serra. A última parte é mais rápida, porém muito sinuosa. O deslocamento final será por asfalto até a chegada em Belo Horizonte, na Praça Geralda Damata Pimentel, na Lagoa da Pampulha, próximo à Igreja de São Francisco de Assis.

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