Dono de duas vitórias na temporada de 2015, Felipe Giafone está atrás de Leandro Totti, que ganhou uma vez no ano, mas mostrou mais regularidade nas pistas, pois marcou preciosos pontos nas três etapas.
Foto: Orlei Silva

Santos (SP) – “Nesta temporada da Fórmula Truck a vitória não é tão importante assim. O que vale mais ainda do que nos outros anos é a regularidade“. A frase ganha peso por ser dita justamente por Felipe Giaffone, ganhador de duas das três corridas de 2015 e, curiosamente, vice-líder do Campeonato Brasileiro, 17 pontos atrás do seu companheiro de equipe Leandro Totti, que venceu uma corrida. Totti tem 123 pontos contra 106 de Giaffone, 101 de Djalma Fogaça e 93 de Paulo Salustiano. Como ainda faltam sete etapas para o encerramento da 20ª temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, e estarão em disputa 371 pontos, muita água pode passar por baixo da ponte e, por isso, Giaffone confia no trabalho da sua escuderia também na próxima prova, dia 14 de junho no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul.

“Regularidade é a palavra-chave deste ano, mais ainda do que nos anteriores. Quem perde a primeira parte da corrida fica num prejuízo muito grande. Sei que teremos de descartar uma etapa (menos a última) e não é muito comum vermos alguém caindo fora logo no começo, mas acontece“, disse Giaffone que retornou dos Estados Unidos onde comentou as 500 Milhas de Indianápolis para a Rede Bandeirantes.

Para o tricampeão brasileiro (2007, 2009 e 2011) e uma vez sul-americano (2011), o traçado do Velopark favorece os três primeiros colocados (Totti, Giaffone e Fogaça), que serão obrigados a usar o restritor de potência, como prevê o regulamento deste ano. O motivo ele explica:

“Em Londrina e em Campo Grande, que possuem retas longas, deu para sentir bem a diferença com o restritor, mas no Velopark, apesar de ter duas retas, não creio que o peso seja assim tão grande. Outros pilotos têm falado que temos carta na manga, mas o que temos mesmo é muito trabalho e desenvolvimento. Todos sabem o que temos condição de fazer pela ajuda da fábrica (Volkswagen) e também pelo investimento do Renato (Renato Martins, dono da RM Competições)“.

Apesar de os caminhões dele e de Leandro Totti terem vencido as três provas disputadas até agora, Giaffone cita outros pilotos com condições de se aproximarem deles, darem trabalho e endurecer a disputa pelo título. O regulamento prevê o descarte de uma etapa até o final do ano, exceto a última da temporada e aquelas em que houver desclassificação ou exclusão.

“Veja que os Mercedes não ficam muito para trás não. O Wellington Cirino poderia ter chegado mais caso não tivesse queimado o radar e recebido punição. Eles não estão muito longe, são os que soltam menos fumaça e têm um caminhão equilibrado. O Paulo Salustiano não ganhou e está em quarto lugar, bem perto da gente, o que comprova mais uma vez a importância da regularidade no campeonato“, finalizou Giaffone.

De acordo com o regulamento da temporada da Fórmula Truck, os três primeiros colocados na classificação geral utilizam restritores de potência, algo que em carros de corrida é conhecido como Lastro de Sucesso. O objetivo é equilibrar mais ainda o campeonato e reduzir a diferença dos ponteiros para o restante dos pilotos. O líder usa restritor de 74 milímetros e perde cerca de 70 cavalos de potência no motor; o segundo tem 76mm e deixa de usar algo em torno de 50 cv enquanto que o terceiro, pelo menos em tese, é o que menos sofre, pois tem entrada de ar de 78mm (o normal é 80mm) com aproximadamente 30 HP a menos.

Acampamento e churrasco liberados no Velopark

A corrida da Fórmula Truck no Velopark terá a área de camping liberada para a montagem de barracas. A partir da sexta-feira, dia 12 de junho, será possível escolher os lugares para ver a corrida. Para estacionar motos o preço é de R$ 5; carros R$ 10; vans R$ 24 e ônibus e motorhomes R$ 50. A área destinada para acampamento tem acesso pelo portão 5, com visibilidade para a reta oposta. Apenas neste local é permitido fazer churrasco, além de entrar com alimentos e bebidas. Esta é mais uma facilidade que a Fórmula Truck dá aos gaúchos, os mais fanáticos torcedores do automobilismo brasileiro.

Ingressos à venda

Os ingressos para acompanhar a quarta corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para dia 14 de junho no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, podem ser adquiridos através do sitewww.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 12 de junho. Para acompanhar, das arquibancadas, todos os treinos de sexta e sábado e a corrida o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 12 e 13 de junho (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 14 de junho), que não receberão. 

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 600, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (14/6), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos, o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região – os locais serão divulgados em alguns dias – ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2015
1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Campo Grande (MS)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Velopark (RS)
12 de julho – Goiânia (GO)
9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – São Paulo (SP)

Mais informações www.formulatruck.com.br
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O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583 – SP)
Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442

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