Maior torneio com carros clássicos do automobilismo brasileiro terá suas corridas em novembro na programação da 33ª Cascavel de Ouro

361111_880973_gc10_web_Foto: Vanderley Soares

Com suas duas provas marcadas para os dias 2 e 3 de novembro, como atração na programação da 33ª Cascavel de Ouro, a segunda edição da Gold Classic tem seu grid definido. As 50 vagas disponibilizadas no grid do torneio, atendendo o limite determinado pela Federação Paranaense de Automobilismo, foram preenchidas para as sete classes que estarão em disputa no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR).

“Ter todas as vagas do grid preenchidas a mais de cinco meses é uma mostra do sucesso que a Gold Classic alcançou logo de cara. Sobretudo por se tratar de uma competição nascida em Cascavel e baseada numa categoria que não existe em Cascavel”, observa o jornalista e narrador Luc Monteiro, criador e organizador do torneio. “A parceria com a Cascavel de Ouro, que nos últimos anos se tornou o maior evento do Brasil, foi determinante”.

Os 50 carros da 2ª Gold Classic terão 59 pilotos de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Quatro desses carros terão pilotos de Cascavel: Joacir Alves, com GM Omega, Juliano Bastos, com VW Gol, e Miguel Beux, com o protótipo Avallone-Chevrolet, vão integrar a categoria Força Livre. Ronaldo Cézar da Silva, de VW Voyage, está na Turismo Light. Silva é de Palotina, localizada a 95 km de Cascavel.

O regulamento técnico para esta segunda edição trará adequações em relação ao que foi praticado na estreia do torneio. As classes GTL e GTS foram unificadas, formando a classe GT, com a equalização entre as especificações feita em acordo com os pilotos a partir da mudança no peso mínimo dos carros. A Força Livre, por outro lado, passa a ter duas subdivisões, com os carros mais potentes formando a nova classe Super Classic.

“Essa divisão está sendo feita pela comissão técnica da Gold Classic, é uma medida sugerida pelos pilotos e discutida com eles próprios, assim todos passam a ter chance de vitória em suas categorias. A Força Livre teve um tanto de disparidade na primeira edição, e esse não é o princípio do evento”, finaliza Luc Monteiro. “É uma pena não termos espaço para mais carros. Mesmo com o grid fechado, há muitos interessados em entrar na prova”.

O regulamento técnico da Gold Classic contempla quaisquer modelos de carros que tenham pelo menos 25 anos de existência, observada a exceção a modelos passíveis de acolhimento no regulamento da categoria Marcas 1.6. A premiação no pódio das sete classes do torneio levará em conta a somatória de pontos das duas corridas de 2 e 3 de novembro, que terão transmissão ao vivo pela televisão e também na internet.

<b>GOLD CLASSIC 2019 – LISTA DE PARTICIPANTES</b>
<b>(Pilotos e carros inscritos na segunda edição do torneio)</b>
0 – Marcelo Miranda (MS), VW Fusca/EMS Racing, Super Classic
1 – Joacir Alves (PR), GM Omega/CBR Competições, Super Classic
2 – Denísio Casarini (SP), VW Puma/Casarini Racing, Força Livre
4 – Deninho Casarini (SP), Subaru GT/Casarini Racing, Super Classic
6 – Caio Lacerda (SP), VW Gol/HT Guerra, Turismo Super
7 – Ricardo Domenech (SP), GM Opala/RC Racing, Super Classic
11 – César Cardoso (RS), Ford Escort/Scuderia Fast Racing, Turismo Super
12 – César Ferro/Marcelo Rampazzo (PR/PR), VW Fusca/Feinho Racing, Speed Fusca
14 – Júnior Victorette (SP), VW Puma/IMPA Motors, GT
17 – Humberto Guerra Júnior (SP), VW Passat/HT Guerra, Turismo Light
18 – Rodrigo Sucata/Silvano Brock (RS/RS), VW Fusca/RS Sports, Fusca Cup
19 – Paulo Cury (SP), VW Passat/Casarini Racing, Turismo Super
22 – Juliano Bastos (PR), VW Gol/Lacombe Motorsport by Mascarello, Força Livre
23 – Alex Sandre Morais (PR), Aldee-VW/Paraná Racing, Força Livre
28 – Mallaco Maam/Vanessa Mallaco (SP), GM Opala/Odeon Racing, Super Classic
32 – Reinaldo Cangueiro (SP), VW Karmann-Ghia/HT Guerra, GT
33 – Roberto Lacombe (RS), VW Gol/Lacombe Motorsport by Mascarello, Força Livre
35 – Marcos Sommer (SC), GM Chevette/Tubulares Besouro, Turismo Light
37 – Giovani Almeida (SP), VW Passat/HT Guerra, Turismo Super
40 – Tiago Schaedler/Josimar Ribeiro (RS/RS), Fiat 147/Fórmula Uno Racing, Força Livre
41 – Ike Nodari (SC), Fiat Uno/Bonora Racing, Turismo Light
43 – Hamilton Morsch (PR), GM Chevette/Sudymotorsport-Thiri Racing, Turismo Light
44 – Guilherme “Fubá” Melo (MG), VW Puma/Go Racing, GT
45 – Daniel Kelemen (SP), GM Opala/RC Racing, Super Classic
48 – Sérgio Rocha (RS), Ford Escort/RS Sports, Turismo Light
53 – Milton Borges Vieira (PR), VW Voyage/Unique, Turismo Light
55 – Leonardo Flores (RS), VW Fusca/55Racing, Força Livre
58 – Rogério Mendes (SP), VW Passat/HT Guerra, Turismo Super
59 – Marcelo Caslini/Du Lauand (SP/SP), VW Fusca/Wessler Racing, Fusca Cup
64 – Marcos Philippi (SP), Ford Maverick/Philippi Racing, Super Classic
69 – Fernando Brock (RS), Bianco S/Eltz Racing, GT
74 – Fabiano Schneider (SC), GM Chevette/Pinduca Racing, Turismo Light
79 – Júlio Saravy/Osnildo Lemes (PR/PR), VW Fusca/Julião Racing, Speed Fusca
80 – Alexandre Martins (SC), Porsche 911/AVM Racing, GT
83 – Carlos Granatto/Patrick Macedo (PR/SC), VW Gol/Devassos Racing, Turismo Light
84 – Miguel Beux (PR), Protótipo Avallone-GM/Beux Racing, Super Classic
88 – Anderson Baggio (RS), VW Voyage/Baggio Racing Team, Turismo Super
99 – João Cury/José Augusto Júnior (SP/SP), VW Fusca/Wessler Racing, Fusca Cup
112 – Carlos Guizzo (RS), VW Fusca/Guizzo’s Car, Speed Fusca
113 – Patrick Romano (SC), VW Gol/AVM Racing, Turismo Light
133 – Duda Weirich (PR), VW Voyage/Weirich Racing, Turismo Light
174 – Jorge “Thiri” Lorentz/Eduardo Polak (PR/PR), VW Gol/Thiri Racing, Turismo Light
211 – Rodrigo Pupo (SC), VW Fusca “Zé do Caixão”/Devassos Racing, Turismo Light
222 – Fábio Tokunaga (PR), VW Gol/Red Foot Racing Team, Turismo Light
302 – Leovaldo Petry (RS), Ford Maveric/Project Motorsport, Super Classic
339 – Rafael Schuhli/Rogério Schuhli (PR/PR), VW Puma/Terra Quatro, GTS
777 – Paulo Henrique Costa (PR), VW Voyage/Red Foot Racing Team, Turismo Light
899 – Adriano Martins (SC), VW Gol/AVM Racing, Turismo Light
911 – Ronaldo Cézar (PR), VW Voyage/Ronaldo Racing, Turismo Light
913 – Carlos Estites (SP), Ford Escort/HT Guerra, Força Livre

Sobre o autor