Sob coordenação da Audacetech, rede 5G e câmera 360 graus geram experiência imersiva e incomparável para os fãs

427918_1076489_20230708__magnustorquato_2767_web_Foto: Magnus Torquato/Vicar

A Stock Car Pro Series tornou-se na última sexta-feira (01/09) a primeira categoria brasileira a conquistar um prêmio como plataforma de desenvolvimento e implantação de uma inovação tecnológica na área das telecomunicações. O projeto é uma colaboração entre as empresas Qualcomm, Baicells Technologies e Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Stock Car. A iniciativa desenvolveu a primeira estrutura de transmissão que combina as vantagens da rede dedicada 5G com a sofisticação de câmeras 360 graus, resultando em uma experiência imersiva e inédita para os fãs.
O prêmio foi concedido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em cerimônia realizada na sede da Anatel, em Brasília. Chamado de “5G Race 360 Stock Car”, o projeto foi o escolhido na categoria “Destaque de Inovação no Uso da Tecnologia 5G”. Estavam presentes para receber a honraria Fernando Julianelli, CEO da Stock Car; Fiore Mangoni Júnior, CEO da Qualcomm, e Ricardo Pence, vice-presidente da Baicells Technologies para a América Latina.
“Menos de um mês depois de apresentarmos o futuro carro que será usado pela Stock Car, que tem um enorme volume de tecnologia embarcada, tivemos a honra de ver nosso projeto de transmissão imersiva 5G em rede dedicada ser reconhecido pela ABDI e a Anatel”, disse Fernando Julianelli.
“Cada vez mais a Stock Car tem atraído empresas focadas em tecnologia que apoiam seus produtos na pesquisa e inovação. E nossos projetos recentes, incluindo esse que foi premiado, são indicativos nítidos de que encontramos parceiros perfeitos para essa jornada. Obrigado à Qualcomm, Baicells Technologies e à nossa coirmã Audacetech por nos transformarem no palco desse marco, uma evolução tecnológica que vai impactar muito a experiência dos fãs do automobilismo”, completou o CEO da Stock Car.

Funcionamento – A transmissão foi validada em uma etapa da Stock Car, no mês de julho, em Interlagos. Para ter a experiência completamente imersiva, o ideal é usar um óculos de realidade virtual – mais detalhes sobre o teste no link abaixo. Com uma rede 5G privativa e dedicada instalada, a transmissão é realizada utilizando no carro uma câmera de vídeo de alta resolução 360 graus estabilizada, com tecnologia da Qualcomm, além de um roteador industrial 5G.
O roteador é conectado a um receptor externo do tipo “tubarão” 5G fornecido pela Pannorama Antenas, que otimiza a captação do sinal em toda a pista, e com os carros em alta velocidade. “Nosso novo carro, que vai estrear em 2025, contará com três câmeras funcionando simultaneamente, sendo uma delas 360 graus, de forma que o fã poderá acompanhar cada piloto como se estivesse sentado no banco do passageiro”, detalha Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech, empresa do grupo responsável pela implantação do projeto . “Esse é um passo gigantesco para melhorar a experiência do fã, onde quer que ele esteja assistindo a corrida”, completa o executivo.

Veja o teste – No vídeo disponível neste link, uma câmera 360º foi instalada no carro do piloto Guilherme Salas, vencedor de corridas na Stock Car, que compete pela equipe KTF Racing. Com o vídeo aberto, ao arrastar o ponteiro do mouse no computador ou o dedo na tela do celular, é possível percorrer cada detalhe interno do carro – inclusive ver as reações do piloto em ação no autódromo. O aparelho permite visualizar a pilotagem dos mais variados ângulos, o trabalho do competidor ao manejar o volante e a mudança de marchas, até o ponto de vista dentro do carro nas laterais e parte traseira do veículo.

Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria

Sobre o autor