59a155cc258032c4c7a7da171aea52c2
Piloto gaúcho da equipe Sicredi Racing trabalha para manter média de resultados na oitava etapa do Brasileiro de Turismo
Foto: Vanderley Soares

A disputa pelo título da segunda temporada do Campeonato Brasileiro de Turismo terá sequência neste domingo (17), com a oitava das 12 etapas em Cascavel (PR). A categoria de acesso à Stock Car tem apresentado equilíbrio em todas as suas corridas e a prova no Autódromo Internacional Zilmar Beux, terceira da história da categoria no traçado de 3.058 metros, é apontada como decisiva pelos principais candidatos ao título.

“Todas as corridas têm sido muito parelhas, e o que temos observado é que quem larga no pelotão da frente geralmente termina no pelotão da frente. Ter um bom desempenho no treino classificatório é importantíssimo”, comenta o gaúcho Márcio Campos, terceiro colocado na classificação do Brasileiro de Turismo. O piloto da Sicredi Racing soma 98 pontos, sete a menos que o líder paulista Guilherme Salas, que defende a W2 Racing.

Com 24 pontos, seis pilotos têm chance de finalizar a etapa de Cascavel na liderança do campeonato. “O mais importante não é ganhar a corrida, mas terminar sempre entre os primeiros, pontuando bem, para manter a chance até a última etapa. Essa final vai ser a chave do campeonato, com pontuação em dobro”, diz Campos. “Não adianta arriscar uma ultrapassagem por dois ou três pontos podendo bater e ficar fora”, exemplifica o gaúcho.

Márcio Campos esteve entre os quatro primeiros colocados no resultado final das últimas cinco provas. Foi ao pódio em terceiro na terceira etapa, em Santa Cruz do Sul (RS), conquistou duas vitórias na rodada dupla disputada em Goiânia (GO) há pouco mais de dois meses, e obteve dois quartos lugares na volta da categoria ao circuito goiano, no início de agosto. Ele compete com patrocínio do Sicredi e das seguradoras parceiras Icatu e Mapfre.

O Brasileiro de Turismo teve duas corridas em Cascavel na temporada de 2013, com vitórias do paulista Marco Cozzi e do tocantinense Felipe Fraga. Campos atuou apenas uma vez no circuito paranaense – foi em 2012, na etapa em que conquistou o segundo de seus três títulos no Mercedes-Benz Grand Challenge. “É um traçado onde vamos ser fortes, nosso carro é bom em curvas de alta. Estou sentindo que vai ser bom o fim de semana”, frisa.

A oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo em Cascavel terá o início de suas atividades em pista na sexta-feira (15), com um treino livre de 40 minutos para cada um dos dois grupos de pilotos, a partir de 13h50. No sábado (16) haverá um treino único para todos os pilotos, com duração de uma hora, a partir das 8h10. A tomada de tempos classificatória, definindo as posições de largada, terá início às 13h, com duração de 20 minutos.

A corrida de domingo, com 35 minutos e mais uma volta, terá largada às 9h15, dando início à programação das corridas que compõem a sexta etapa do Circuito Schin Stock Car. A prova será transmitida ao vivo pela Play TV e pelo portal Terra. A CATVE exibirá o VT da corrida na íntegra para os municípios de sua área de abrangência e também em seu portal a partir das 13h. A exibição da corrida pela Rede TV! vai começar às 14h30.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO
(Classificação após 7 de 12 etapas)
1º) Guilherme Salas (SP/W2 Racing), 105
2º) Edson Coelho (MG/RSports), 102
3º) Márcio Campos (RS/Sicredi Racing), 98
4º) Raphael Abbate (SP/W2 Racing), 96
5º) Marco Cozzi (SP/Carlos Alves Competições), 87
6º) Pedro Boesel (PR/RSports), 86
7º) Flávio Matheus (RJ/Carlos Alves Competições), 71
8º) Christian Castro (RS/Motortech Competições), 62
9º) Pedro Saderi (PR/Hitech Racing), 49
9º) Fernando Fortes (SP/J. Star Racing), 49
11º) João Pretto (MT/Mottin Racing), 46
12º) Norberto Gresse Filho (SP/Nascar Motorsport), 43
13º) Tito Morestoni (SC/Mottin Racing), 41
14º) Mauri Zacarelli (SP/Hitech Racing), 40
15º) Rodrigo Pimenta (SP/J. Star Racing), 27
16º) Adibe Marques (SP/Nascar Motorsport), 20
16º) Rogério Castro (GO/RKL Competições), 20
18º) Renan Guerra (SP/HPN Racing), 14
19º) Renato Braga (GO/RKL Competições), 11
20º) Rogério Motta (SP/RKL Competições), 10
21º) Rafael Iserhard (SP/RKL Competições), 9
22º) Rodrigo Bonora/Rodrigo Gil (PR), 8
22º) Renato Constantino (DF/HPN Racing Team), 8
24º) Ney Faustini (SP/RKL Competições), 6
24º) Felipe Neira (DF/HPN Racing Team), 6

Sobre o autor