Jovem piloto de 12 anos fechou a temporada na OK Júnior com top-10 no Mundial e melhor estreante do WSK Super Master Series

401503_998199_img_20211217_103911_web_Foto: Divulgação

Promessa brasileira de destaque nas principais competições de kart do mundo, Miguel Costa encerrou a temporada 2021 com resultados bastante promissores, mesmo sendo esta sua primeira temporada na categoria OK Júnior, em que participam pilotos entre 12 e 14 anos.

“Foi um ano em que fomos crescendo à medida que enfrentávamos os campeonatos mais importantes. Competimos contra grandes pilotos, mas rapidamente mostramos que podemos ser rápidos e brigar pelas primeiras posições como fizemos no Mundial de Kart na Espanha”, diz Miguel, que conquistou diversos títulos nos Estados Unidos antes de seguir para o kartismo europeu.

Integrante da Sauber Karting Team, programa de jovens talentos ligado com a escuderia Alfa Romeo da F1, Miguel tem chamado atenção pela rápida adaptação e desenvolvimento em uma das categorias mais competitivas do mundo e contra pilotos de dezenas de países.

“Nesse ano foram muitas novidades: estreia no Mundial CIK-FIA, estreia no Europeu e também na categoria OKJ do WSK, os três maiores campeonatos do mundo. Minha meta para 2022 é seguir essa evolução e brigar por vitórias em todas as competições”, diz Miguel, que foi campeão rookie do Italiano de Kart em 2019.

Nesta semana Miguel realiza os últimos treinos da temporada na Itália e o foco é a preparação para o WSK Champions Cup, que abre a temporada 2022 em 23 de janeiro na pista de Adria.

Conheça a jovem carreira do piloto brasileiro Miguel Costa:
2011: Aos 2 anos, Miguel Costa ganhou seu primeiro carro elétrico do pai
2012: Com apenas 3 anos, Costa acelerou seu primeiro kart
2013: Costa começou a pilotar um kart de categoria profissional com 4 anos
2015: Nos EUA, Costa conquistou o 3º lugar no Homestead Championship
2016: Com 7 anos, Costa foi campeão na Flórida da categoria Micro com 6 vitórias e 7 poles. Ainda garantiu o vice-campeonato da ROK Cup com uma vitória.
2017: Miguel foi vice-campeão novamente da ROK Cup, desta vez com 2 poles e 2 vitórias. Conquistou também o vice no SKUSA em Las Vegas, sendo o mais jovem vencedor de sua categoria nos EUA com apenas 8 anos.
2018: Subiu para a categoria Mini e seguiu conquistando pódios nos campeonatos americanos. Ainda no mesmo ano, disputou seu primeiro Mundial ROK de kart com apenas 9 anos, vencendo uma bateria e chegando na final em 29º lugar entre os 160 pilotos.
2019: Fez sua primeira temporada completa na Europa. Campeão rookie do Campeonato Italiano com 3 vitórias e um terceiro lugar. No Mundial Rok, terminou em 16º (de 140 pilotos) e em Le Mans ficou em 5º lugar (entre 85 participantes).
2020: Em janeiro deste ano, o piloto de 10 anos de idade foi contratado para fazer parte da Sauber Karting Team, vinculada à equipe Alfa Romeo de F1. Vencedor de etapa do SKUSA Winter Series e 7º colocado no Italiano de Kart em sua estreia na categoria X30 Júnior.
2021: Top-10 na final de seu primeiro Mundial de Kart e melhor brasileiro da competição. Melhor estreante do WSK Super Master

eSports:
2020: Mais jovem piloto brasileiro a vencer uma corrida virtual em campeonato oficial
Vencedor da etapa de Nurburgring da F3 do Virtual Challenge
Pódio na etapa de Barcelona do F1 Mania Pro eSports Race
Revelação do Desafio Virtual das Estrelas

Sobre o autor