Piloto e promotor, Keller trabalha para trazer o ICGP de volta ao Brasil após a bem sucedida experiência de 2016. Prova de 2018 está marcada para dezembro em Interlagos.

324564_742468_bkhr7cde3024Foto: ICGP Racing

ATENÇÃO: em breve, serão colocados no ar os vídeos das duas corridas de Almería.

A temporada 2017 do International Classic Grand Prix (ICGP), o campeonato internacional para motos de GP clássicas, terminou com a realização da quinta etapa, em Almería, na Espanha. O brasileiro Bob Keller terminou a última prova do ano em quarto lugar e ficou em quinto na tabela de pontuação da categoria 250 cm³. Os títulos ficaram com representantes da Grã-Bretanha: Colin Sleigh (250), Mike Edwards (350) e Mark Henrys (YC250).

Localizado em uma região desértica, o circuito de Almería foi utilizado pela primeira vez pelo ICGP e agradou a todos. “O asfalto é ótimo, bastante abrasivo mas muito bom, e o traçado tem muitas curvas rápidas e uma chicane que proporcionou muitos passeios na brita”, conta Keller. “A minha classificação foi boa e todos os meus adversários mais competitivos tiveram problemas mecânicos ou tombos. Com isso, achei que teria boas chances de manter minha posição no campeonato e terminar como vice. Mas, na primeira corrida, quem quebrou fui eu”, relata. Na quarta das dez voltas, o virabrequim do motor da Yamaha TZ L travou, fazendo Keller abandonar pela primeira e única vez na temporada.

Na segunda corrida, com motor novo, Keller terminou em quarto lugar na categoria 250, com direito a uma bela disputa com o francês Eric Saul, ex-piloto do Campeonato Mundial e três vezes campeão do ICGP. Também presenciou um tombo impressionante de Mark Henrys logo na segunda volta; apesar da violência da queda, o britânico teve apenas escoriações. “Deixei de pontuar na primeira corrida e isso fez com que eu despencasse de segundo para quinto na tabela do campeonato. Mas, apesar dessa decepção, tive uma temporada espetacular, com resultados consistentes e nenhum acidente. Progredi bastante na minha tocada e, principalmente, me diverti muito!”, celebra.

Para 2018, Keller continuará no ICGP e, principalmente, trabalha para o Brasil voltar a receber uma etapa da categoria. Em 2016, a prova aconteceu em Goiânia; no próximo ano, está marcada para dezembro em Interlagos.

Resultado final das provas do ICGP em Almería

Prova 1

250: 1) 34-Don Gilbert (Grã-Bretanha), Exactweld; 2) 79-Vincent Levieux (França), Yamaha TZ A; 3) 18-Stefan Tennstädt (Alemanha), Bakker Rotax; 4) 3-Eric Saul (França), Chevallier; 5) 16-Marc Auboiron (França), Yamaha TZ H; 6) 84-Jean-René Marmelat (França), Yamaha TZ H.

350: 1) 121-Mike Edwards (Grã-Bretanha), BSR; 2) 51-Renauld Binoche (França), Bimota; 3) 17-Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G; 4) 28-Guillaume Foureau (França), Yamaha TZ G; 5) 43-Serge Guillermin (França), Yamaha TZ G; 6) 35-Patrice Fanchon (França), Yamaha TZ G.

YC250: 1) 27-Mark Henrys (Grã-Bretanha), Yamaha TZ A

Prova 2

250: 1) 34-Don Gilbert (Grã-Bretanha), Exactweld; 2) 79-Vincent Levieux (França), Yamaha TZ A; 3) 18-Stefan Tennstädt (Alemanha), Bakker Rotax; 4) 21-Bob Keller (Brasil), Yamaha TZ L; 5) 16-Marc Auboiron (França), Yamaha TZ H; 6) 84-Jean-René Marmelat (França), Yamaha TZ H.

350: 1) 121-Mike Edwards (Grã-Bretanha), BSR; 2) 28-Guillaume Foureau (França), Yamaha TZ G; 3) 43-Serge Guillermin (França), Yamaha TZ G; 4) 17-Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G; 5) 35-Patrice Fanchon (França), Yamaha TZ G; 6) Jean Dondaine (França), Yamaha TZ D.

YC250: sem classificados.

Classificação final do ICGP 2017

Categoria 250: 1) 29-Colin Sleigh (Grã-Bretanha), Yamaha TZ H, 159,5 pontos; 2) 34-Don Gilbert (Grã-Bretanha), Exactweld, 132; 3) 18-Stefan Tennstädt (Alemanha), Bakker Rotax, 111; 4) 79-Vincent Levieux (França), Yamaha TZ A, 110; 5) 21-Bob Keller (Brasil), Yamaha TZ L, 96,5; 6) 16-Marc Auboiron (França), Yamaha TZ H, 82,5; 7) 22-Mark Rogers (Grã-Bretanha), Yamaha TZ H, 67; 8) 65-Grant Boxhall (Austrália), Yamaha TZ L, 54; 9) 44-Yves Hecq (Bélgica), Armstrong, 40; 10) 3-Eric Saul (França), Chevallier, 24.

Categoria 350: 1) 121-Mike Edwards (Grã-Bretanha), BSR, 232,5 pontos; 2) 17-Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G, 146; 3) 28-Guillaume Foureau (França), Yamaha TZ G, 131; 4) 78-Robert Burns (Grã-Bretanha), BSR, 81,5; 5) 81-Jean Dondaine (França), Yamaha TZ F, 60; 6) 144-George Hogton Rusling (Grã-Bretanha), Gourlay Harris, 51; 7) 116-Peter Howarth (Grã-Bretanha), Sankito, 50; 8) 43-Serge Guilllermin (França), Yamaha TZ G, 45; 9) Leif Nielsen (Dinamarca), BSR, 39; 10) 30-Ian Simpson (Grã-Bretanha), BSR, 36.

Categoria YC250: 1) 24-Mark Henrys (Grã-Bretanha), 145 pontos; 2) 5-André Gouin (França), 50; 3) 52-Stuart Thomas (Grã-Bretanha), 33; 4) 57-Ewan Hamilton (Grã-Bretanha), 32; 5) 51-Werner Reuberger (Áustria), 0. Todos com Yamaha TZ A.

Classe Master: 1) 121-Mike Edwards (Grã-Bretanha), BSR, 250 pontos; 2) 17-Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G, 147; 3) 18-Stefan Tennstädt (Alemanha), Bakker Rotax, 101; 4) 21-Bob Keller (Brasil), Yamaha TZ L, 83; 5) 78-Robert Burns (Grã-Bretanha), BSR, 79; 6) 22-Mark Rogers (Grã-Bretanha), Yamaha TZ H, 69; 7) 16-Marc Auboiron (França), Yamaha TZ H, 65; 8) 27-Mark Henrys (Grã-Bretanha), Yamaha TZ A, 50; 9) 116-Peter Howarth (Grã-Bretanha), Sankito, e Sergue Guillermin (França), Yamaha TZ G, 41 pontos.

Site ICGP Brasil: www.icgpbrasil.com.br
Facebook ICGP Brasil: facebook.com/icgpbrasil
Site ICGP Racing: www.icgpracing.com

LetraNova Comunicação
Luiz Alberto Pandini – MTB 22560
(11) 2367-0608 / 99122-6260
pandini@letranova.com.br

Sobre o autor