Muito raras, motocicletas fabricadas na Tchecoslováquia estarão na quarta etapa do ICGP. Eric Saul, afastado das primeiras corridas, volta ao grid para a segunda metade da temporada, que termina dia 23 de outubro em Goiânia.

291552_630503_bill_ivy_jawaFoto: reprodução

A presença de duas raríssimas motos tchecas Jawa é uma das grandes atrações da quarta etapa do International Classic Grand Prix (ICGP), neste final de semana em Grobnik, na Croácia. A competição que reúne motos de GP clássicas tem o brasileiro Bob Keller como vice-líder da categoria 250. A última etapa acontecerá no dia 23 de outubro em Goiânia.

As Jawa serão pilotadas por Peter Balaz (categoria 250) e Antonin Kruzik (350), ambos tchecos. Balaz é uma lenda da motovelocidade em seu país: entre 1971 e 1982, conquistou dez títulos de campeão tchecoslovaco e oito eslovacos nas categorias 125, 250 e 350, além de ter participado de vários GPs do Mundial. Kruzik corre com a Jawa 350 V4 utilizada pelo inglês Bill Ivy (campeão mundial da categoria 125 em 1967, com uma Yamaha) na temporada de 1969. Ivy morreu nesse mesmo ano em um treino livre para o GP da Alemanha Oriental, em Sachsenring – pista que hoje sedia o GP da Alemanha de MotoGP. A última das quatro vitórias da Jawa no Mundial aconteceu no GP da Iugoslávia de 1969, o último da temporada, com o italiano Silvio Grassetti. A partir de 1971, somente motores com até dois cilindros passaram a ser admitidos na categoria 350. Isso decretou a saída da Jawa 350 V4 do Mundial. Somente três delas foram construídas e são poucas as oportunidades de vê-las em plena ação na pista, como vai acontecer neste final de semana em Grobnik.

Balaz e Kruzik estarão em Grobnik como “wild card” (convidados). Receberão eventuais prêmios normalmente, mas não marcarão pontos no campeonato. Balaz correu com motos Jawa nas décadas de 1970 e 1980, enquanto Kruzik é presença constante nos eventos europeus de motos clássicas com sua Jawa 350 V4.

Fundada em Praga em 1929, a Jawa foi uma das principais fabricantes de motocicletas do mundo até a década de 1950. Suas motos chegaram a ser exportadas para mais de 120 países, incluindo o Brasil. A marca destacou-se em competições de motocross, speedway e dirt-track. No Mundial de Motovelocidade, a Jawa teve presença constante até a década de 1970. A 350 V4 tinha tecnologias modernas, como a admissão por válvulas rotativas, mas ocorrências de travamento do motor eram frequentes e provocaram vários acidentes – entre eles, o que matou Bill Ivy. A marca tcheca tinha dificuldades para conseguir aço e outros metais de última geração, devido às tensões inerentes ao contexto dos anos de Guerra Fria, além de ter pouco acesso às técnicas de metalurgia mais modernas. As variações de dilatação nos materiais internos prejudicavam a confiabilidade e causavam travamentos. A fábrica resistiu às mudanças geopolíticas ocorridas no leste europeu (incluindo a separação, pacífica, das repúblicas tcheca e eslovaca) e, após um período conturbado, continua produzindo motos na República Tcheca.

Outra novidade da etapa croata do ICGP é a volta do francês Eric Saul e sua moto Chevallier. O criador do ICGP, tricampeão da categoria 250, não disputou a primeira metade da temporada por estar se recuperando de uma cirurgia no quadril. Saul também tem história no Mundial de Motovelocidade: venceu dois GPs no início da década de 1980, nas categorias 250 e 350.

Esta é a lista de inscritos para a quarta etapa do ICGP 2016:

Número-piloto-país-moto-categoria
3-Eric Saul (França) – Chevallier 250
4-Peter Balaz (República Tcheca) – Jawa 250
6-Jean-Paul Lecointe (França) – Yamaha TZ G 350
8-Antonin Kruzik (República Tcheca) – Jawa 350
10-Mark Henrys (Grã-Bretanha) – Yamaha TZ A YC250
11-Michael Wild (Alemanha) – Virus 250
14-Leif Nielsen (Dinamarca) – BSR 350
15-Leon Jeacock (Grã-Bretanha) – BSR 350
16-Marc Auboiron (França) – Yamaha TZ H 250
18-Stefan Tennstadt (Alemanha) – Bakker Rotax 250
21-Bob Keller (Brasil) – Yamaha TZ L 250
22-Mark Rogers (Grã-Bretanha) – Yamaha TZ H 250
28-Guillaume Foureau (França) – Yamaha TZ G 350
29-Colin Sleigh (Grã-Bretanha) – Yamaha TZ H 250
33-Richard Peers Jones (Grã-Bretanha) – Yamaha TZ G 350
34-Don Gilbert (Grã-Bretanha) – Exactweld 250
35-Patrice Fanchon (França) – Yamaha TZ G 350
40-Bernard Fau (França) – Morena 350
41-Bernard Tabarly (França) – Armstrong 250
51-Werner Reuberger (Áustria) – Yamaha TZ G 350
52-Michele Conti (Itália) – Kawasaki KR 350
55-Guy Bertin (França) – Kawasaki KR 350
65-Grant Boxhall (Austrália) – Yamaha TZ L 250
77-Andrew Muggleton (Grã-Bretanha) – Yamaha TZ G 350
116-Peter Howarth (Grã-Bretanha) – Sankito 350

Site ICGP Brasil: www.icgpbrasil.com.br
Facebook ICGP Brasil: facebook.com/icgpbrasil
Site ICGP Racing: www.icgpracing.com

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