Piloto do Grupo Financial Racing, “Paraguaio voador” venceu as seis últimas corridas da temporada e planeja se aproximar ainda mais do título
Foto: Rodrigo Ruiz/Grupo Financial
A Copa Petrobras de Marcas entra nesta semana na reta final da sétima temporada de sua história. As corridas da sétima e penúltima etapa vão voltar a confrontar os pilotos no circuito de 3.835 metros do Autódromo Internacional de Goiânia no sábado (18) e no domingo (19), podendo até mesmo apontar seus campões por antecipação – os líderes são o paulista Nonô Figueiredo, na classificação geral, e o paraguaio Odair dos Santos, na classe Trophy.
Brasileiro de nascimento e radicado no país vizinho, Odair dos Santos foi o vencedor das seis últimas corridas da temporada na classe Trophy. “O início do campeonato não foi dos mais fáceis para nós. Da metade do ano para cá as coisas começaram a dar certo e o resultado do trabalho começou a aparecer”, diz o piloto da PGG Paraguay Racing, que exibe no Toyota Corolla número 74 as cores e o logotipo do Grupo Financial Racing.
Santos venceu as duas corridas da etapa de Curitiba, em julho. Na etapa de agosto em Mogi Guaçu, comemorou na pista do Velo Città não só as duas vitórias da Trophy, mas também o primeiro pódio geral, sendo terceiro colocado na primeira corrida. O “Paraguaio voador” repetiu as duas vitórias em outubro, sob chuva em Viamão, na pista de Tarumã, e lidera com 107 pontos, cinco à frente do paulista Patrick Choate.
Foi em Goiânia que Odair dos Santos fez sua estreia na Copa Petrobras de Marcas em 2015, antes mesmo de levar a PGG Paraguay Racing para a categoria. Naquela ocasião, formou dupla com o paulista Alberto Cattucci e foi décimo colocado com o Chevrolet Cruze da RSports. Em 2016, com o Corolla de sua própria equipe, foi envolvido num forte acidente na largada da primeira corrida e terminou a segunda prova em 14º.
“É uma pista onde tenho boas recordações, como os vários pódios no Mitsubishi Lancer Cup e no Marcas. Gosto muito de guiar em Goiânia”, lembra o líder do campeonato da Trophy. “Espero aproveitar os treinos ao máximo para encontrar um acerto bom. Está difícil competir com os GM, que estão mais evoluídos e têm chassis com uma aerodinâmica diferente. Isso, na pista de Goiânia, faz muita diferença”, pondera.
A categoria Trophy foi instituída na Copa Petrobras de Marcas na quinta das oito etapas do campeonato de 2016. O primeiro campeão foi o paranaense Thiago Klein, também piloto da PGG Paraguay Racing, que venceu quatro das oito corridas disputadas. Klein, na etapa de outubro em Viamão, foi o segundo colocado na prova final, tornando-se o 50º piloto a subir ao pódio da categoria. Ele ocupa a oitava colocação na classificação geral.
Grelak Comunicação