Os pilotos voltaram à pista para mais um final de semana emocionante para o delírio dos opaleiros e amantes do automobilismo vindos de diversas partes do pais.

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O cenário era de muita chuva nesse domingo (21) em Interlagos na zona sul da capital paulista, que amanheceu com céu totalmente encoberto e vento frio, indicando que as competições válidas pelo Campeonato Paulista de Automobilismo seriam com pista molhada e exigindo dos pilotos, além de habilidade, muita atenção na pilotagem dos opalas mais rápidos do Brasil. Alias, o ponto máximo da competição ficou por conta das disputas  alucinantes, varias vezes com 3 carros lado a lado em uma freada realizada muitos metros antes do padrão, devido ao piso escorregadio e que nem sempre terminavam com o melhor resultado, ocasionando rodadas e derrapagens incríveis. Apesar de muita chuva e pouca visibilidade dentro do cockpit, os 20 opalas inscritos na 3ª Etapa do Campeonato Old Stock Race 2017 deram um show sem o registro de nenhum incidente mais grave na pista que pudesse comprometer as provas.

Pilotos e preparadores tiveram que lidar com um final de semana que se iniciou na sexta com treinos livres debaixo de chuva e muito óleo em vários trechos da pista, causando algumas rodadas no final do S do Senna, curva do Laranjinha e em certas partes no miolo do traçado e também, experimentar a pista parcialmente seca e até com momentos de céu claro no sábado (20) no treino classificatório. Mas no domingo, como já era previsto por vários canais de meteorologia, o céu fechou novamente e as equipes tiveram pouco tempo no ajuste de detalhes dos carros para encarar o piso escorregadio de Interlagos, que apesar de possuir uma drenagem eficiente, não vencia o volume da chuva, exigindo assim uma dose extra de pericia e cautela por parte dos pilotos.


O paulista Pedro Gomes que divide agora o carro numero 9 com Marco Maragno foi punido na classificação por irregularidade técnica e não pode alinhar no grid. Pedro, filho do tetra campeão Paulo Gomes e irmão de Marcos Gomes, campeão da Stock Car em 2015, tem passagem em várias categorias, como Formula Truck e Stock Car e toda essa experiência foi vista em pista e, mesmo  largando dos boxes, veio construindo sua vitória realizando disputas incríveis  chegando a ultrapassar 16 carros em apenas uma volta, tudo isso num piso que se tornava a cada minuto mais encharcado, fazendo com que os opalas andassem mais “de lado” ainda do que o de costume, levando o opala numeral 9 a lugar mais alto do pódio.. Porém, devido a um erro de comunicação com a secretaria de provas Gomes trocou de bateria com o parceiro Marco Maragno e essa informação não foi realizada na secretaria de provas, causando sua desclassificação.


Na segunda prova, a chuva que já era intensa aumentou, deixando o cenário ainda mais emocionante e os pilotos tiveram que redobrar o já alto grau de cautela.


Rodrigo Helal (#113), que herdou a primeira colocação no grid devido a desclassificação de Pedro Gomes na primeira prova largou muito bem, mas não conseguiu se livrar da perseguição de Rodrigo Pimenta (#2) que trouxe junto com ele na briga o opala numeral 87 de Luiz Zappelini. Alguns pelotões se formaram durante a prova ocasionando muitas disputas de posições e o cenário deixava a competição muito mais emocionante devido a falta de aderência  dos opalas 6 cilindros com pneus radiais e mais de 300 cavalos de potencia numa pista completamente encharcada.


Lá na frente, a briga esquentou e Helal, que durante as 4 primeiras voltas abriu uma certa vantagem do segundo e terceiro colocado, começou a ter sua liderança comprometida quando Rodrigo Pimenta se aproximou e fez a ultrapassagem e assumiu a ponta. Luiz Zappelini que largou muito bem cometeu um erro na terceira volta caindo para a quinta colocação mas se recuperou muito rápido e voltou a perseguir os dois primeiros, ultrapassando o opala numeral 113 de Helal e indo à caça de Rodrigo Pimenta, que não conseguiu resistir a pressão sendo ultrapassado na sétima volta.


Dai pra frente, Zappelini administrou bem sua liderança, mesmo tendo que negociar algumas ultrapassagens com retardatários e sempre tendo Rodrigo Pimenta e Helal ao no seu encalço.
A prova terminou com Zappelini em primeiro, Rodrigo Pimenta em segundo, Rodrigo Helal em terceiro e completando o pódio, Rodrigo Leite em quarto e Grego Lemonias em quinto.


Após a competição, foram observadas irregularidades técnicas pelos comissários da FASP e 16 carros perderam sua pontuação. Apenas o opala numeral 9, que na primeira prova teve seus pontos cancelados,, não sofreu punição, sendo assim declarado oficialmente vencedor da prova e marcando 30 pontos.
A quarta etapa do campeonato esta marcada para dia 11 de junho em Interlagos.

Foto: Humberto Silva

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