Continua em Curitiba, no dia 13 de setembro, a disputa para se conhecer o campeão da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Diferença entre líder e vice-líder é de um ponto: 241 a 240.
Santos (SP) – Parece ser consenso entre os líderes da Fórmula Truck que para se chegar ao título desta 20ª temporada, além de ser veloz é necessário muita constância, principalmente nos primeiros lugares. Paulo Salustiano, segundo colocado no Campeonato Brasileiro, um ponto atrás do líder Felipe Giaffone, também tem esse pensamento e tem conseguido se manter nessa importante zona de pontuação em várias provas. Até agora ele ganhou duas vezes no ano (Velopark e Santa Cruz do Sul) e chegou aos 240 pontos contra 241 de Giaffone, que venceu três (Caruaru, Campo Grande e Goiânia). É se manter no pódio o que Salustiano quer fazer na sétima etapa, dia 13 de setembro em Curitiba.
“Este ano tem de ser uma temporada de muita constância, pois temos muitos pontos em disputa. Tenho de terminar e pontuar o máximo que puder. O problema é que, se alguma coisa de errado acontecer, posso sair de Curitiba 50 pontos atrás ou 50 na frente. Estou focado em ser rápido e em pontuar para ver se continuo brigando pelo título”, disse Salustiano, que pilota o caminhão Mercedes-Benz 55 da equipe ABF.
Para o vice-líder, que devido a esse ponto (241 a 240) atrás do primeiro colocado usará um restritor que tira menos potência do seu caminhão – o líder perde cerca de 70 cavalos enquanto que o segundo algo em torno de 50 cv – a situação é tão complicada que quando, logo depois do final da corrida de Santa Cruz, ele e Giaffone viram a classificação, um ficou triste e o outro abriu um largo sorriso. Curiosamente quem ficou triste foi justamente o líder, devido a continuar a usar o restritor menor numa pista como Curitiba, em que os motores têm papel fundamental e ainda pela diferença mínima.
“Quando vi que estava em segundo e ele em primeiro com essa diferença de um ponto, eu sorri e o Felipe ficou de cara fechada. Quem não quer liderar um campeonato? Todos, mas estou contente por usar o restritor do segundo colocado, pois Curitiba exige muito do motor e o restritor, com certeza, fará bastante diferença. Vou tentar manter minha tocada e o ritmo da última corrida“, disse o piloto que tem três vitórias na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, duas nesta temporada.
Salustiano se diz feliz por brigar pelo título com Giaffone e Leandro Totti (terceiro colocado) dois pilotos que possuem títulos da Fórmula Truck no currículo. Para ele, somente este fato já lhe dá orgulho. Outro ponto que destaca é o fato de os caminhões Mercedes-Benz estarem lutando diretamente com os Volkswagen, que se apresentavam como imbatíveis até o início da temporada.
“Isso é resultado de muito trabalho de todos os mecânicos da equipe ABF/Mercedes-Benz e do engenheiro de suspensão Pipo Ferreira. Curiosamente ele é filho do Miguel Ferreira, e irmão do Marcelo Ferreira, que cuidam dos caminhões da Volkswagen e da MAN, mas não existe troca de informação entre eles. A Mercedes também tem colaborado na parte eletrônica e tudo isso tem dado resultados positivos e que me levam a ver a perspectiva de um sonho se concretizando“, disse Salu.
Liberada visitação aos boxes
A exemplo do que foi feito pela primeira vez na temporada, com o objetivo de aproximar mais o público da categoria, dos pilotos e das equipes, a Fórmula Truck dá um presente ao torcedor paranaense, em especial ao de Curitiba, local da sétima etapa no próximo dia 13 de setembro. Todos os que comprarem ingresso de arquibancada poderão fazer a visitação aos boxes somente no sábado (dia 12), das 10h30 às 13h30, pegar autógrafos e tirar fotos dos caminhões e com os pilotos. Antes, esse privilégio era limitado aos portadores de credenciais Paddock e VIP e agora foi estendido a todo o público que adquirir qualquer ingresso. Os fãs que comprarem as credenciais de Paddock continuam a ter o direito de, no domingo, dar uma volta no Truck Teste, o que é diferente da Volta Rápida, exclusiva dos convidados dos patrocinadores e de empresas que adquirirem camarotes. Os portadores de ingressos das arquibancadas não terão acesso aos boxes no domingo.
Entrevista coletiva dos líderes da Fórmula Truck
Na sexta-feira, dia 11 de setembro, às 8h30 horas, no Autódromo de Curitiba, acontece uma entrevista coletiva com os três primeiros colocados do campeonato e a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro. Estarão presentes o líder Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation), o vice-líder Paulo Salustiano (Mercedes-Benz) e Leandro Totti (Volkswagen Constellation). Os jornalistas devem confirmar presença pelo email miltonalves@formulatruck.com.br. Será servido um café da manhã para todos os presentes e serão sorteadas quatro voltas rápidas no caminhão da Fórmula Truck, que serão dadas logo em seguida à entrevista coletiva. O credenciamento aos jornalistas já está aberto no site da Fórmula Truck: http://www.formulatruck.com.br/credenciamento.asp
Ingressos à venda pelo site da Fórmula Truck
Os ingressos para acompanhar a sétima corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para dia 13 de setembro, no Autódromo de Curitiba, capital do Paraná, podem ser adquiridos através do site www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 11 de setembro. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 11 e 12 de setembro (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 13 de setembro), que não receberão.
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 11 de setembro, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização. Para isso devem ficar atentos ao site da Fórmula Truck.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 660, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (13/9), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região – os locais serão divulgados em alguns dias – ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 2015
1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Campo Grande (MS)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Velopark (RS)
12 de julho – Goiânia (GO)
9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – São Paulo (SP)
Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/formulatruckoficial
twitter.com/formula_truck
instagram.com/formulatruckoficial
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.
Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583 – SP)
Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442