256353_513728_363a9586

Piloto da ABF/Mercedes-Benz quer continuar entre os três primeiros depois da quinta etapa da temporada, marcada para dia 12 de julho no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. Ingressos estão à venda.
Foto: Orlei Silva

Santos (SP) – Ele nem usou ainda o restritor de potência e sonha em continuar a utilizar, de preferência, o que tira mais cavalos ainda do motor dos caminhões da Fórmula Truck. Explica-se: pela primeira vez na temporada Paulo Salustiano está entre os três primeiros – é o segundo colocado na classificação geral – e, conforme o regulamento de 2015, será obrigado a usar o aparato que no seu caso, o leva a perder cerca de 50 cavalos no motor do Mercedes-Benz. No entanto, ele sonha em brigar por uma vitória e chegar à liderança do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, que terá sua quinta etapa no dia 12 de julho no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. Se vier a melhorar a posição atual, chegará à liderança – hoje nas mãos de Felipe Giaffone – e terá de usar um restritor que reduzirá ainda mais a força do motor, algo em torno de 70 cavalos.

“Nunca andei com o restritor, mas já tenho noção, pois meu companheiro de equipe (Wellington Cirino) foi um dos primeiros a usar, e aprendemos que temos de trabalhar na parte eletrônica do motor. O restritor diminui a entrada do ar no motor e se mantivermos a normal entrada de óleo diesel, teremos excesso de fumaça e consequentemente, punição. O trabalho tem de ser regular no limite o óleo e com mínima fumaça para perder o mínimo possível de potência”, disse Salustiano.

Apesar de demonstrar empolgação com a possibilidade de continuar entre os três primeiros do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, Salustiano reconhece a superioridade dos adversários, principalmente do líder Giaffone, e de seu companheiro Leandro Totti, o atual campeão da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul.

“Desde o ano passado os caminhões Volkswagen Constellation têm mantido certo domínio devido aos altos investimentos que eles (RM Competições) fazem com a ajuda da fábrica. Nós melhoramos, como provou a minha vitória no Velopark, mas ainda temos muito a crescer principalmente nos quesitos motor e suspensão. Estamos no caminho certo”, completou.

O restritor de potência foi implantado na Fórmula Truck nesta temporada com o objetivo de equilibrar as disputas na pista. Os três primeiros colocados na classificação geral usam de acordo com as posições. O líder tem um restritor de 74 milímetros e perde cerca de 70 cavalos de potência, o segundo colocado um de 76mm e deixa de poder usar algo em torno de 50 HP e o terceiro colocado usa um de 78mm e seu motor não utiliza aproximadamente 30 cavalos. Todos os outros pilotos do grid têm a entrada de ar no turbo com abertura de 80 milímetros.

“Gosto muito de correr em Goiânia, pois a cidade é maravilhosa, o público prestigia demais a gente e isso me dá um prazer e um carinho especiais para andar na pista, que tem uma das melhores estruturas do Brasil. Agora meu caminhão vai sentir, pois o traçado tem retas longas e subidas. Se tudo correr bem quero continuar a usar o restritor em Santa Cruz do Sul, na próxima etapa”, brinca Salustiano.

Venda de ingressos pelo site continua aberta

Os ingressos para acompanhar a quinta corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para dia 12 de julho no Autódromo de Goiânia, capital do Estado de Goiás, podem ser adquiridos através do site www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 10 de julho. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 11 e 12 de julho (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 12 de julho), que não receberão.

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 10 de julho, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 610, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (12/7), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região de Goiânia – os locais serão divulgados em breve – nas revendas Bridgestone ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.

Revendas Bridgestone em Goiânia e região

Pneulândia – Av. Anhanguera, 7206, Setor dos Funcionários – Goiânia – (62) 3240-5454; Pneulândia – Av. Anhanguera, 11751, Bairro Ipiranga – Goiânia – (62) 3271-2611; Pneulândia – Av. T-63, 841, Setor Bueno, 74230-105 – Goiânia – (62) 3255-6460; Suécia Veículos – Rod BR 153, Km 515, Lt 01A Retiro de Bosque – Aparecida de Goiânia; Suécia Veículos – Rua 2, Nº 1014, Qd.T-1, Lt-01 Vila Moraes – Goiânia.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2015
1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Campo Grande (MS)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Velopark (RS)
12 de julho – Goiânia (GO)
9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – São Paulo (SP)

Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/formulatruckoficial
twitter.com/formula_truck
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583 – SP)
Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442

Sobre o autor