• Início dos testes de desenvolvimento do Valkyrie AMR-LMH, o carro que marca o retorno da Aston Martin à classe máxima das 24 Horas de Le Mans com The Heart of Racing
• Shakedown e voltas de checagem precedem o programa completo de preparação para vários circuitos antes das campanhas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA e do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar em 2025
• Valkyrie AMR-LMH a caminho de se tornar o primeiro Hypercar a correr simultaneamente no Mundial de Endurance e na IMSA, no próximo ano
• Novo hipercarro da Aston Martin é o único em competição cujas raízes remontam a um homólogo de estrada – o Aston Martin Valkyrie, o hipercarro definitivo
• Aston Martin Performance Technologies trabalhando em conjunto com The Heart of Racing para desenvolver o Valkyrie AMR-LMH para homologação da FIA ainda neste ano
O novo Aston Martin Valkyrie AMR-LMH entrou na pista pela primeira vez. A equipe Aston Martin with The Heart of Racing inicia um abrangente programa de testes antes da tentativa da marca britânica de carros esportivos ultraluxuosos de vencer as 24 Horas de Le Mans no próximo ano (e pela primeira vez na classificação geral desde 1959).
O novo hipercarro, desenvolvido pela Aston Martin Performance Technologies e pela equipe de fábrica The Heart of Racing, completou um shakedown e testes de avaliação inicial no Reino Unido. Ao volante estiveram o inglês Darren Turner (piloto de desenvolvimento de alto desempenho da Aston Martin) e Harry Tincknell e o alemão Mario Farnbacher (ambos da The Heart of Racing e vencedores da classe LMGTE das 24 Horas de Le Mans de 2020 com a Aston Martin).
A Aston Martin with The Heart of Racing iniciará agora um cronograma completo de desenvolvimento para preparar o carro antes da homologação da FIA e de sua estreia no início de 2025. O Aston Martin Valkyrie AMR-LMH é o primeiro carro de corrida a ser construído de acordo com os regulamentos Hypercar para disputar simultaneamente o Campeonato Mundial de Endurance da FIA e o IMSA WeatherTech SportsCar Championship na América do Norte.
O Aston Martin Valkyrie AMR-LMH é único na classe Hypercar a derivar de um carro de desempenho extremo baseado em modelo de produção – o Aston Martin Valkyrie, o hipercarro definitivo. A equipe The Heart of Racing inscreverá dois Valkyrie AMR-LMH no Mundial de Endurance e um único carro no IMSA em 2025.
Adam Carter, chefe de Endurance Motorsport da Aston Martin, disse: “O Valkyrie AMR-LMH estabelece seu próprio padrão como um carro de competição de resistência puro-sangue. É uma máquina de corrida pura e de vanguarda e, embora ainda esteja no início do ciclo de testes, pelo que testemunhamos até agora, estamos satisfeitos por ela estar atingindo as metas e critérios que estabelecemos.”
O chassi de fibra de carbono otimizado para corrida Valkyrie AMR-LMH usa uma versão modificada e de baixo consumo do motor V12 de aspiração natural de 6,5 litros construído pela Cosworth, que na forma padrão atinge 11.000 rpm e desenvolve mais de 1.000 cv. A unidade de potência foi aprimorada e adaptada para atender à janela de desempenho da classe Hypercar e desenvolvida para suportar os rigores das competições de longa distância de alto nível.
A The Heart of Racing estabeleceu recentemente uma sede no Reino Unido para o seu programa no Mundial, perto de onde os carros de corrida estão sendo construídos em cooperação com a Aston Martin Performance Technologies, com sede em Silverstone. A equipe está supervisionando o programa de desenvolvimento e testes do Valkyrie AMR-LMH, que passará do Reino Unido para os circuitos europeus durante o verão, à medida que a avaliação de desempenho se tornar prioridade.
O diretor da equipe Heart of Racing, Ian James, disse: “As primeiras corridas do Valkyrie AMR-LMH foram um momento de imenso orgulho no programa. O nascimento deste projeto levou alguns anos, então colocá-lo na pista e vê-lo acontecendo em carne e osso é importante para a The Heart of Racing. Estamos ansiosos pela jornada que temos pela frente – é uma colina íngreme a ser escalada para todos os envolvidos neste projeto. Estamos no auge das corridas de carros esporte, os competidores são formidáveis e já fazem isso há muito tempo. Alguns deles têm recursos infinitos. Sabemos que vamos enfrentar os melhores, por isso pretendemos representar a Aston Martin ao mesmo nível. Pelo que vimos até agora, acredito que temos as ferramentas certas para fazer isto com sucesso.”
A Aston Martin with The Heart of Racing também planeja um programa IMSA WeatherTech Sportscar para o Valkyrie AMR-LMH e disputará a classe GTP da série de resistência com sede nos EUA. Isso será executado na sede da The Heart of Racing em Phoenix, na América do Norte.
A entrada da Aston Martin na classe Hypercar garante que o fabricante britânico de carros esportivos ultraluxuosos estará presente em todos os aspectos das corridas de resistência, desde os “gentlemen drivers” até o auge do esporte. A partir de 2025, a Aston Martin será o único fabricante a competir em todos os níveis de corridas de carros esportivos e GT (de Hypercar a GT4) e no Campeonato Mundial de Fórmula 1.
No total, mais de 240 pilotos correram com Aston Martin em Le Mans nos últimos 95 anos, em 27 combinações diferentes de chassis e motores, em praticamente todas as épocas. Nenhum outro local proporcionou tanto sucesso à Aston Martin, nem provou de forma mais firme que a força da Aston Martin é forjada a partir da própria essência da competição.
Sobre a UK Motors
A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.
Sobre a Aston Martin Lagonda:
Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e exclusividade. A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado e estilo bonito para produzir uma gama de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB12, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie. Alinhado com sua estratégia de sustentabilidade “Corrida. Verde.”, a Aston Martin também está desenvolvendo alternativas ao motor de combustão interna, com a ambição de criar os carros elétricos de desempenho mais emocionantes e altamente desejáveis do mundo, o primeiro dos quais com lançamento previsto para 2025.
Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon, com sua luxuosa linha DBX SUV orgulhosamente fabricada em St Athan, País de Gales. A empresa está no caminho certo para entregar instalações de fabricação com emissões líquidas zero até 2030.
A Lagonda foi fundada em 1899 e uniu-se à Aston Martin em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa está agora listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.
Em 2020, Lawrence Stroll tornou-se o presidente executivo da empresa, juntamente com novos investimentos significativos.
Isto coincidiu com o regresso da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Formula One® Team e deu início a uma nova era para a icônica marca britânica.
UK Motors – Aston Martin São Paulo
Assessoria de Imprensa: LetraNova Comunicação
Jornalista responsável: Luiz Alberto Pandini – (11) 99122-6260 – pandini@letranova.com.br