5c9ca546700230572ce7b7ba729f11ffVitória norte-americana na segunda etapa do Moto 1000 GP é celebrada por pilotos de cinco nacionalidades e de quatro marcas de motocicletas
Foto: Equipe Sanderson

A tarde de 15 de junho de 2014 foi histórica no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. O GP Michelin, segunda etapa do Moto 1000 GP, ofereceu ao público no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP), um momento inédito, com pilotos de cinco países integrando a cerimônia de pódio da categoria principal do evento, a GP 1000. O grupo dos cinco primeiros teve pilotos de quatro marcas diferentes de motocicletas – o que atestou, além do gradativo processo de internacionalização do campeonato, o equilíbrio técnico entre as seis marcas que compõem o grid. A vitória coube ao norte-americano Danny Eslick, em sua prova de estreia na competição.

Eslick pilotou a Kawasaki ZX10-R da JC Racing Team e travou um duelo acirrado com o francês Matthieu Lussiana, líder do campeonato. Inscrito com a BMW da Petronas Alex Barros Racing, Lussiana esteve próximo da segunda vitória consecutiva, mas foi superado por Eslick nos metros finais da volta final. O terceiro lugar coube ao brasileiro Wesley Gutierrez, também com Kawasaki – o piloto da Motonil Motors-PDV Brasil foi ovacionado pela torcida ao assumir a liderança, na metade da corrida. O italiano Sebastiano Zerbo, com a Ducati da Squadra Ducati Ribeirão, e o português Miguel Praia, com a Honda da Center Moto, foram quarto e quinto – Praia terminou a 0s748 do vencedor.

A categoria de formação de pilotos GPR 250 teve, na primeira vitória de Lucas Torres, mais de 20 revezamentos de liderança no GP Petrobras. O piloto da Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros recebeu a bandeirada da vitória 0s095 à frente do líder do campeonato Meikon Kawakami, piloto da Playstation-PRT. O pódio reuniu ainda o gaúcho Giovandro Tonini, terceiro pela Santin Racing, e os paulistas Fernando Santos, da Artech, e Ton Kawakami, também piloto da Playstation-PRT. Além de Torres e Kawakami, a corrida em Interlagos teve na liderança o gaúcho Herbert Pereira, da Aclat Racing, e do paranaense Suel Silva, da Paulinho Superbikes, que não marcaram pontos.

A GP Light teve uma etapa conturbada. Acidentes nas primeiras voltas fizeram com que três largadas fossem autorizadas até que a corrida tivesse andamento. Henrique Castro, brasiliense que disputou o campeonato pela City Service BSB Motor Racing, conquistou a pole position, liderou a primeira e a última volta e conquistou a vitória. Seu conterrâneo Ian Testa, da Motonil Motors-PDV Brasil, liderou as demais voltas e terminou em segundo, com seu companheiro de equipe paulista Rodrigo de Benedictis no pódio em quarto. O terceiro foi o paulista Ricardo Levy, pela Squadra Ducati Ribeirão, e o quinto foi o carioca Marcelo Cortes, da Center Moto Racing Team.

A GP 600 foi a única série do Moto 1000 GP que teve, no GP Michelin, o mesmo vencedor do GP Petrobras, que abriu a temporada no mês de maio. A missão de Maximiliano Gerardo de vencer pela segunda vez consecutiva, contudo, foi bastante dificultada pela presença do estreante paulista Douglas Figueiredo, que liderou a corrida duas vezes e foi segundo colocado pela HPN Racing. Gerardo, uruguaio da MGBikes Yamaha Racing, abriu vantagem sobre o vice-líder paranaense Joelsu Silva, da Paulinho Superbikes, terceiro na etapa. O gaúcho Pedro Sampaio, da Fábio Loko, e o paulista André Veríssimo, companheiro de equipe de Gerardo, completaram o pódio.

Um dos destaques do GP Michelin foi a participação maciça do público no autódromo de Interlagos. A torcida proporcionou arquibancadas lotadas na etapa, desenvolvida no primeiro fim de semana da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. “Mesmo acontecendo em plena Copa e uma semana depois de outro evento de motovelocidade, o público deu a sua resposta”, observou o promotor do Moto 1000 GP, Gilson Scudeler, destacando a fidelização dos torcedores. “Temos um público fiel e segmentado, torcedores que realmente representam o mercado consumidor do motociclismo, tanto nas arquibancadas quanto nas ações de marketing e relacionamento”, ilustrou.

Sobre o autor