Vice-campeão da temporada passada busca neste ano seu primeiro título da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Primeira corrida será dia 13 de março na cidade de Santa Cruz do Sul (RS).

Santos (SP) – A temporada de 2015 foi a melhor nos seis anos de Paulo Salustiano na Fórmula Truck. O vice-campeonato, dois pontos atrás (369 a 367) de Leandro Totti apresentou para a torcida, para as equipes e para os patrocinadores um Salustiano mais focado, mais determinado e, acima de tudo, mais experiente. A soma desses fatores o levou ao título de vice-campeão. Agora, seus objetivos são mais elevados ainda e ele espera começar a colocar em prática na abertura deste 21º ano de existência da Truck: dia 13 de março na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul.

“Pode não estar no papel, mas me considero campeão de 2015. Fiz um campeonato limpo, bonito, honesto e lutamos até o final pelo título. No final o Felipe Giaffone e o Totti trocaram de posições, algo que considero absolutamente normal, pois eram da mesma equipe, e eu perdi. Mas não perdi o título ali. A dificuldade foi que teve influência da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), como disse no ano passado. Mas agora só quero pensar na abertura e brigar pelo título“, disse Salustiano.

Esta será sua sexta temporada na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Nas duas primeiras andou de Volvo e de Iveco e, pelo quarto ano seguido, estará de Mercedes-Benz, sempre na ABF. Mais do que conhecer o caminhão e os integrantes da equipe ABF/Mercedes-Benz, Salustiano conta com importante apoio do engenheiro Miguel Ferreira, conhecido como Pipo e que vem de uma família muito ligada ao automobilismo.

“À presença do Pipo, que além de um grande profissional é um amigo pessoal, se juntaram outros fatores. Tive um amadurecimento ao longo desses anos e o regulamento, que passou a distribuir muitos pontos nas duas fases, mostrou que tinha hora para acelerar e hora para segurar. Fui obrigado a correr mais com a cabeça e, para mim o ponto chave foi o da regularidade de o caminhão não quebrar e não dar problema“, avalia o vice-campeão.

Outro dos pontos principais que Paulo Salustiano destaca como decisivos em suas performances em 2015 e que o levaram às três vitórias na temporada (Velopark, Santa Cruz do Sul e Londrina 2) foi o trabalho constante em busca de melhorar o rendimento do Mercedes-Benz.

“Não paramos de trabalhar na suspensão do caminhão nem por um minuto. Estudamos muito e melhoramos. Isso é algo que precisamos fazer também neste ano. Quero repetir a dose nesta temporada, de preferência com a conquista do meu primeiro título da Fórmula Truck“.

A primeira corrida de 2016 está marcada para Santa Cruz do Sul, justamente uma das pista aonde Salustiano venceu no ano passado.

Pré-calendário de 2016 *

13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho – Goiânia (GO)
10 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Guaporé (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro – Curvelo (MG)

* Sujeito a alterações

Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/formulatruckoficial
twitter.com/formula_truck
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Crystal e da Petrobras. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583 – SP)
Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442

Sobre o autor