Sétima etapa da temporada acontece no dia 4 de setembro no tradicional autódromo gaúcho. Briga pelo título está intensa entre vários pilotos da categoria.

291592_630680_lff_4841Foto: Luciana Flores

Santos (SP) – Nem mesmo as três vitórias consecutivas na temporada da Fórmula Truck tiraram Paulo Salustiano da vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Claro que ele subiu na classificação, mas sabe que precisará fazer outra excelente corrida no próximo dia 4 de setembro no tradicional Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, para melhorar sua posição na tabela e assumir a ponta, que está nas mãos do regular tricampeão Felipe Giaffone. Em comum, líder e vice-líder têm o uso do restritor de potência, item previsto no regulamento da categoria, que busca maior equilíbrio nas pistas. Os cinco primeiros (Giaffone, Salustiano, Diogo Pachenki, André Marques e David Muffato) são obrigados a utilizar o aparato mecânico.

A pista de Tarumã, situada na cidade de Viamão, integrante da Grande Porto Alegre, capital dos gaúchos, traz boas recordações a Salustiano, que já venceu lá na extinta Fórmula Renault. Nos 3.016 metros do veloz traçado ele estreou com o caminhão Mercedes-Benz e fez um bom terceiro lugar, num pódio dominado pela marca alemã: vitória de Wellington Cirino, com Geraldo Piquet em segundo e ele a seguir. Aliás, 2013 foi a última vez que a Truck esteve no autódromo.

“Agora o foco é pensar na briga pelo campeonato. Tenho de pontuar o máximo possível em todas as quatro corridas que faltam até o final do ano. Pontuar e ficar de olho no Felipe, que é meu principal adversário, pois está na frente. A minha equipe (ABF/Mercedes-Benz) me deu caminhões fantásticos nas últimas três corridas e vou para Tarumã esperançoso, animado e feliz em busca de outro bom resultado“, disse Salustiano.

Em Interlagos, apesar de ter vencido, ele largou em quinto lugar, bem abaixo do que poderia ter feito. Os mecânicos e chefe de equipe já descobriram o motivo de tanta diferença assim para David Muffato, o pole position em São Paulo.

“Fomos cautelosos demais para não ter excesso de fumaça e diminuímos muito a entrada de óleo diesel, o que me custou os quatro décimos de diferença na classificação. Dei sorte de ter acontecido um enrosco na frente (Cirino e Muffato) e me posicionei bem“.

Quanto ao uso do restritor de potência, Paulo Salustiano garante que o aparato mecânico que reduz de 80 milímetros para 72mm a entrada de ar do caminhão do segundo colocado e diminui a potência em cerca de 100 cavalos, certamente provocará problemas na veloz pista de Tarumã.

“O Felipe diz que o restritor não fará tanta diferença assim em Tarumã porque o sistema de injeção de combustível do caminhão dele é diferente e provoca perda menor, pois o motor dele trabalha em rotação mais baixa. Eu e o Digo Pachenki, que também tem o Mercedes-Benz, vamos sentir bastante“, diz Salustiano,

Venda de ingressos

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a sétima corrida – dia 4 de setembro – do 21º ano da Fórmula Truck podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem anunciados em breve. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 2 de setembro. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado em horário determinado pela organização. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 2 e 3 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 4 de setembro), que não receberão.

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 2 de setembro, mesma data para a retirada das credenciais (Camarote Torcedor, Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.

Como é tradicional, a Fórmula Truck libera acampamentos no Autódromo de Tarumã sem cobrança de estacionamento.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste, nos caminhões da organização. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (4/9) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 520, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso – bebidas e alimentação ilimitadas – somente no domingo (4/9), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada e direito ao Truck Teste. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2016

13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS)
5 de junho – Goiânia (GO)
3 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Tarumã (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – Guaporé (RS)
4 de dezembro – Curvelo (MG)

Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/formulatruckoficial
twitter.com/formula_truck
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio da Petrobras e Pirelli. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583 – SP)
Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442

Sobre o autor