Piloto paranaense aposta na conquista do segundo pódio em Santa Cruz do Sul, onde espera ter a companhia do pai e companheiro de equipe

A sexta das dez etapas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá os pilotos na pista no Dia dos Pais. A corrida deste domingo (9) no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul terá um significado especial para dois dos integrantes do grid: Pedro e David Muffato, pai e filho, vão celebrar a data na pista, na cabine de seus caminhões Scania de competição. “Quer um Dia dos Pais mais especial que este para dois pilotos?”, pergunta David.

Os testes feitos com o Scania número 35 na última segunda-feira (3) na pista de Cascavel deixaram David Muffato motivado. “Fizemos modificações na parte de molas e trocamos o câmbio, também. A ideia era eu me adaptar ao câmbio, mas na terceira volta eu já estava me sentindo em casa. O rendimento do caminhão melhorou muito, fizemos tempos de voltas muito bons, melhores até que o esperado. O caminhão está muito na mão”, salienta.

Ocupando o 12º lugar na classificação do campeonato, David aposta na conquista de seu segundo pódio – o primeiro foi obtido também no Rio Grande do Sul, com o quinto lugar na etapa do Velopark. “Com o caminhão rendendo melhor eu começo o trabalho do fim de semana com uma sensação enorme de tranqüilidade. Nosso teste foi sob calor, um clima parecido com o que vamos ter em Santa Cruz do Sul, as perspectivas são muito boas”.

Foram justamente problemas com o câmbio que impediram o campeão de 2003 da Stock Car de comemorar no pódio após as etapas de Londrina e de Goiânia. “Vi como esse câmbio novo é superior e me perguntei: por que não trocamos antes?”, comenta o piloto, que tem apoio de Refrigerantes Schin e Muffatão Atacado Distribuidor. “Vou torcer também para que o pai consiga um lugar no pódio. Estar junto dele no pódio no Dia dos Pais seria inesquecível”.

Pedro Muffato está na restrita lista dos pilotos que marcaram pontos em todas as dez oportunidades abertas nas cinco etapas já disputadas – Djalma Fogaça e Gustavo Magnabosco foram os outros dois. “Temos conseguido uma campanha regular. Talvez em Santa Cruz do Sul dê, sim, para pensar em estar no pódio. Minha meta é continuar entre os dez primeiros no campeonato”, diz Pedro, que ocupa o nono lugar na tabela de pontuação.

A programação de treinos livres para a etapa de Santa Cruz do Sul terá início nesta sexta-feira (7), com sessões livres. No sábado (8) haverá mais uma sessão livre e, também, as tomadas de tempo classificatórias, para definição do grid. No domingo a prova terá transmissão ao vivo para todo o Brasil a partir das 13h pela Rede Bandeirantes, com narração de Celso Miranda, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação da temporada 2015 após 5 de 10 etapas)
1º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 197
2º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 187
3º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 172
4º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 161
5º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), Copacol Truck Racing, 127
6º) André Marques (SP/MAN), RM Competições, 119
7º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 116
8º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 113
9º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 111
10º) Gustavo Magnabosco (SC/Scania), Corinthians Motorsport, 96
11º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Lucar Motorsports, 92
12º) David Muffato (PR/Scania), Muffatão, 73
13º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 71
14º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 62
15º) Alex Fabiano (SP/Volvo), Clay Truck Racing, 61
16º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 58
17º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 51
18º) Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições, 42
19º) Gabriel Correa (GO/Ford), Original Reis, 31
20º) Roberval Andrade (SP/Scania), Corinthians Motorsport, 30
21º) Rogério Castro (GO/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 24
22º) Leandro Reis (GO/Ford), Original Reis, 7

Sobre o autor