anexos_checkurl29
Participação em amistosos no exterior deixou time masculino ainda mais afiado para buscar título para o Brasil

De Saquarema, no Rio de Janeiro – 07.08.2014

O mês de agosto é de competição para a seleção brasileira masculina juvenil de vôlei. E, como parte de uma forte preparação para a disputa do Campeonato Sul-Americano deste ano, a equipe comandada pelo técnico Leonardo de Carvalho fez uma excursão de um mês fora do país. O grupo verde e amarelo passou por França, Turquia, Polônia e Romênia e fez 19 jogos em 28 dias.

O resultado foi considerado satisfatório na preparação para a competição que vai acontecer de 25 a 30 de agosto, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). Para o treinador brasileiro, apesar de cansativo, o período foi bastante proveitoso.

“Foi um pouco desgastante, mas a viagem acrescentou muito ao desenvolvimento do time e ao amadurecimento dos jogadores. O que faz grande diferença nos nossos programas é a chance que temos tido, anualmente, de sempre realizar esse intercambio internacional. Jogar contra outros países nos dá um crescimento que o treinamento não dá. Foi um mês excepcional para o grupo”, destacou Léo.

O desenvolvimento do grupo acontece, nesta fase da vida, também no lado pessoal e o treinador procura ter uma atenção especial com esse ponto.

“É o primeiro ano deles na categoria juvenil e esse é sempre um período de adaptação a realidades bem diferentes. Agora, passam a ter cobranças maiores, perspectiva de ter que desenvolver um padrão técnico e tático mais elevado, e são meninos que sofrem também um amadurecimento natural do período da vida em que estão. Tudo é muito novo e, mesmo assim, temos caminhado bem. Eles estão dando algumas boas respostas”, explicou Léo.

Destaque do infanto ao adulto

Um dos destaques do grupo que se prepara para o Sul-Americano juvenil é o ponteiro Douglas. A transição do infanto ao adulto foi rápida e de forma inimaginável pelo jovem jogador. Com 18 anos, ele foi campeão mundial infanto-juvenil e juvenil no ano passado. Agora, aos 19, foi convidado pelo técnico Bernardinho e integrou o grupo que disputou a Fase Final da Liga Mundial. Os acontecimentos foram marcantes.

“Tudo isso foi um grande impacto para mim. No começo dos treinos com a seleção adulta sofri um pouco pela inexperiência, claro, mas com o tempo e a ajuda que todos me deram, fui me adaptando melhor e passei a usufruir de tudo que aqueles grandes jogadores têm a me oferecer. É um aprendizado a cada treino”, disse Douglas.

O técnico Leonardo de Carvalho elogiou o ponteiro brasileiro. “Desde o ano passado, o Douglas teve uma ótima participação no Mundial infanto e depois no Mundial juvenil. Mesmo com pouco tempo de treino, apenas três semanas, ele acabou sendo titular do time. Sua entrada nos deu uma consistência muito importante. ele teve todas essas oportunidades pela ótima capacidade técnica que tem, mas junto disso, tem um comportamento excelente. Desde que eu conheci, há um ano, ele amadureceu muito e hoje exerce um papel de liderança técnica e também pela postura e comprometimento”, concluiu o treinador.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro

Acompanhe mais notícias no Twitter oficial da CBV
Conheça também a página da CBV no Facebook

 

Assessoria de Comunicação – CBV
(21) 2114-7200 | 2114-7298
imprensacbv@volei.org.br

 

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL
Av. das Américas, 700 – bloco 7 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro / RJ / Brasil Fone: (55) (21) 2114-7200 / Fax: (55) (21) 2114-7272 CNPJ 34.046.722/0002-80| www.cbv.com.br

Sobre o autor