Brasileira realiza exame inovador que prevê futuras lesões e trabalha de olho na continuidade do mundial feminino de surf
Foto: Igor Hossmann

Principal nome brasileiro do cenário feminino do surf mundial, Silvana Lima aproveitou sua estada no Brasil para realizar um teste que é novidade no país: a avaliação biocinética – exame que analisa as condições físicas dos atletas e aponta futuras lesões. Silvana passou a tarde de segunda-feira na clínica Biocinética sendo avaliada pela equipe de Gabriel Zeitoune, Mestre pelo Programa de Engenharia Biomédica (PEB/COPPE/UFRJ).

Os testes biocinéticos analisam o funcionamento do aparelho músculo-esquelético, complementando de maneira objetiva a avaliação clínica e dos exames do atleta. Esses testes auxiliam na identificação dos principais fatores que provocam lesões como tendinites, dores nos joelhos e ombros, lombalgias, entre outros. Com estes testes é possível elaborar programas customizados para otimizar o processo de recondicionamento físico ou de reabilitação fisioterápica para a necessidade de cada pessoa. 

Este tipo de avaliação minimiza o risco de lesões durante as atividades físicas e o desenvolvimento de problemas ortopédicos. O esportistas, amadores e profissionais, buscam nestes testes encontrar alterações biocinéticas que possam estar interferindo em seu desempenho ou aumentando seu risco de lesão.

Silvana realizou um protocolo de avaliação do risco de lesões no surfe, composto por testes de flexibilidade, força, equilíbrio, resistência da região Core (estabilidade do tronco), além de testes de ‘3D motion analysis’ que possibilitam avaliar o funcionamento do corpo em gestos específicos para o surf. 

Nos testes de 3D, que é bem parecido com o sistema de digitalização de personagens em jogos de video game, são fixados sensores no corpo do atleta e câmeras infra-vermelhas de alta velocidade capturam os movimentos de forma muito mais rápida do que os olhos humanos, possibilitando a identificação de risco de lesões não visíveis em avaliações convencionais. 

“A Silvana teve um desempenho muito bom nos testes de força e flexibilidade para as pernas e braços e com boa simetria para maioria dos testes entre o lado direito e o esquerdo. No teste de resistência e força da região do tronco também apresentou bons resultados, o que é importante, pois a todo o momento no surfe essa região é requisitada para manter o equilíbrio do corpo, possibilitando que o surfista faça as manobras sem desequilibrar da prancha”, analisou Gabriel Zeitoune.

“Nos testes de ‘3D motion analysis’ realizados pela Silvana foi possível identificar que ela apresenta bastante potência e tem uma mecânica dos movimentos exigidos no surfe de excelente qualidade. No entanto discretas anomalias de alguns movimentos foram percebidas e, depois de processadas pelo sistema, poderão ser melhoradas com um recondicionamento específico. Com os resultados destes testes será possível preparar um ‘mapa’ do funcionamento de corpo da Silvana e desenvolver um programa de treinamento individualizado e eficiente para melhoria de seu desempenho”, completou o especialista em Engenharia Biomédica.

Silvana celebrou o fato de estar bem na parte física e agradeceu o convite para o exame. “Passei muito tempo parada por causa de lesão, então só de ouvir essa palavra dá calafrios! Agora que estou completamente recuperada, quero dar o melhor de mim para brigar por vitórias e pelo título mundial, por isso esse exame veio bem a calhar. Saber e prevenir o máximo de lesões é primordial em um esporte como o surf.”

“O pessoal da clínica me explicou direitinho e foi bem didático. E em exames deste tipo você precisa trabalhar em conjunto com a equipe. Foi bem curiosa a parte do teste de 3D, com todos aqueles sensores espalhados pelo meu corpo! É um exame muito completo e espero fazer ele periodicamente”, completa Silvana.


Mais informações para a imprensa:
XYZ Talents Press

Bruno Vicaria
11. 3144 9924
11. 95772-9682
imprensa@xyzlive.com.br

Sobre o autor